EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ALZHEIMER VOLTADO A IDOSOS ATIVOS, CAMPO GRANDE - MS

Autores

  • Larissa Medina Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS
  • Gabrieli Siqueira Magalhães UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS
  • Giovanna Cristal Alcântara UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS
  • Janaina Avalos da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS
  • Victória Borges Jussiani UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS
  • Laís Alves de Souza Bonilha UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS
  • Arthur de Almeida Medeiros UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS

Resumo

Introdução: A disciplina de saúde e cidadania (SACI), ministrada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tem como um dos objetivos despertar nos acadêmicos a importância das intervenções de saúde a comunidade e como uma prática inovadora uniu os estudante do 3º e do 5º semestre de fisioterapia. Além de, desenvolver o trabalho em equipe, proporcionar um olhar ampliado ao indivíduo e apresentar de forma lúdica sobre a doença e as possíveis causas de hábitos irregulares, com base nisso possibilitar o aperfeiçoamento dos futuros profissionais da saúde na abordagem e no raciocínio de intervenções não se limitando às especificidades da atuação profissional. Descrição: Para as práticas da disciplina foram definidos um grupo de 5 integrantes que se denominou de florescer, atuou indo uma vez por semana durante seis meses ao local escolhido sendo o Centro de Convivência do Idoso Edmundo Scheuneman. No qual, o público de 30 a 50 idosos ativos na faixa de 60 a 80 anos que frequentam a instituição diariamente. Outrossim, em uma das ações foi trabalhado sobre o alzheimer e, esclarecer sobre os principais sinais e sintomas da doença, bem como as maneiras de a prevenir, cuidando da saúde mental. No primeiro momento, a responsável se apresentou com o objetivo de ao final da intervenção questionou-se sobre as informações ditas no início. Em seguida, foi realizada uma demonstração entre três integrantes do grupo que buscou mostrar de forma prática as sinapses dos neurônios tornando mais acessível à compreensão. Ademais,foi proposto a dinâmica do telefone sem fio", para assim estimular o cognitivo e essa colocou os idosos em roda virados para a parede e um participante deveria fazer um movimento e repassar para o próximo, e assim sucessivamente, no final da dinâmica todos perceberam que o movimento feito no início já não era igual. Por fim, foi novamente dito a importância de estimular a memória, seja em jogos, agendas ou em diários. Impactos: Foi uma dinâmica muito produtiva, pois todas as acadêmicas do grupo estavam bem atentas a possíveis dúvidas e ajudaram a estipular uma forma mais atrativa para que todos pudessem ter uma maior acessibilidade e assim compreensão do conteúdo. Considerações: Pode-se perceber a importância de trabalhar o tema e sempre buscar adaptar ao público alvo, pois isso favorece nas possíveis mudanças de hábitos e com isso sugerir ferramentas de estímulo como jogos,bloco de anotações e vários outros.