EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA COM RECURSOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Vinícius Ramon da Silva Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Maria Jasmine Gomes da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Oceano Teixeira Tavares Pereira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Maisa Maria da Silva Alves UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Carlos Frederico Alves UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Almira Alves dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Augusto César Alves de Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL

Resumo

Introdução: Educação em saúde destaca-se como princípio fundamental para a conquista da autonomia, trazendo participação, empoderamento e maior qualidade de vida da população. É uma ferramenta muito importante para produzir saúde e elevar o engajamento populacional para buscar uma maior qualidade de vida. A elaboração de recursos educacionais se torna um meio eficiente para se utilizar como instrumentos que leva saúde para as populações que necessita receber saúde, utilizando de estratégias variadas para sensibilizar uma determinada população e influenciá-la na produção de saúde. Descrição: A turma do 5° período de Fisioterapia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), através da disciplina de Saúde e Sociedade III, teve como proposta de trabalho a elaboração de recursos educacionais. A turma foi dividida em 12 grupos, com no máximo 4 acadêmicos cada. No decorrer de dois meses, foram elaborados recursos educacionais como jogos, vídeos e histórias, que eram apresentados, discutidos em sala, em processo interativo que envolvia toda a turma, ressaltando os pontos positivos e negativos, com o intuito de melhorar a elaboração do recurso. Ao final deste período foi realizada uma Amostra Educacional em Saúde no pátio da Universidade dos recursos educacionais criados para toda comunidade acadêmica. Os trabalhos foram avaliados por professores, mestrandos e doutorandos que possuem experiência com a educação em saúde. Após a apresentação dos recursos educacionais, os avaliadores deram uma devolutiva para os grupos das potencialidades e fragilidades, apontando o que poderia ser ajustado e trabalhado melhor no recurso para alcançar a capacidade de atingir a comunidade alvo. Impactos: Os acadêmicos puderam vivenciar no decorrer desses dois meses, a importância da utilização de recursos educacionais como ferramentas para promover saúde e atingir os objetivos propostos de tais recursos. Através da confecção do material teórico do recurso foi possível aprender pela elaboração de pesquisas em bases de dados, e das discussões em sala de aula: 1) a importância de se utilizar ferramentas de recursos educacionais em saúde (vídeos, jogos, dinâmicas dentre outros) para atingir um determinado objetivo; 2) aprender sobre o público alvo ao qual se destinará a elaboração do recurso proposto por cada equipe. Além disso, foi aprendido, na prática vivenciada, em sala de aula e na Amostra Educacional, que a educação em saúde possibilita intervenção em vários tipos de populações, sendo possível elaborar recursos educacionais variados que serão utilizados como ferramenta para, com participação ativa da população, alcançar melhores resultados na promoção e cuidado em saúde. Considerações: Promover saúde através da educação foi uma experiência enriquecedora para os acadêmicos, pois, através da elaboração dos recursos educacionais, os mesmos puderam aprender mais sobre educação em saúde e como ela pode ser uma estratégia eficaz para promover saúde em um grupo populacional.