ESTRUTURAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Augusto César Alves de Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Carlos Frederico Alves UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Almira Alves dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL

Resumo

Introdução: Uma das formas de se trabalhar e estimular auto-cuidado com a saúde é através de recursos educacionais, para tanto é necessário que sejam estruturados e disponibilizados levando em conta as especificidades individuais e/ou coletivas dos indivíduos. O pressuposto de aprendizado baseia-se no fazer, vivenciar uma experiência e dessa forma apropriar-se cognitivamente e sensorialmente dela. Descrição: O trabalho relata a experiência vivenciada em uma disciplina obrigatória do curso de fisioterapia de uma Universidade Pública com alunos do quinto período e foi composta por dois momentos: o aporte teórico e a estruturação de um recurso educacional. O aporte teórico foi construído coletivamente ao longo do semestre, levando-se em consideração a experiência anterior de cada aluno. Momentos de construção com diálogos interativos e prática sobre a estrutura de personalidade, estruturação de âncoras e experiências com a exploração dos sentidos, foram vivenciados semanalmente. A turma foi dividida em grupos que, após definirem um agravo, trabalharam na feitura do recurso produzindo jogos, vídeos, painéis, livros e cartilhas. A estruturação do recurso educacional foi realizada com vistas a prevenção dos principais agravos identificados pelos alunos e a feitura baseando-se no referencial teórico e metodológico com a descrição detalhada de cada etapa do recurso proposto referenciando os autores. Para feitura dos recursos foi necessário conhecer como se faz e porque se insere cada elemento, estruturando-se um esquema de cada etapa do recurso justificando sua inserção. Impactos: A experiência proporcionou ao aluno a apropriação do conhecimento de uma forma mais contundente, pois não apenas foi focado na discussão dos aspectos teóricos através da cognição, mas houve a exploração dos sentidos, o planejar, fazer e disponibilizar o recurso sedimentando assim o aprendizado. Considerações: Promover saúde através da educação foi uma experiência enriquecedora para os acadêmicos e professores, sobretudo com a experiencia de elaboração recursos educacionais, realçado em um relato de um dos alunos participantes A disciplina é um processo que envolve conhecimento e crescimento pessoal na proposta de humanização do futuro profissional, forma para a vida, forma cidadãos comprometidos com sua formação e com a sociedade"."