EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA NA OBSERVAÇÃO, REFLEXÃO E DEBATE EM UM GRUPO DE IDOSAS PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA DE UM PROJETO SOCIAL NA CIDADE DE SÃO MATEUS

Marcus Vinnycius de Jesus, José Roberto Gonçalves de Abreu, Daniel Junior da Silva, Odirley Rigoti, Juliana Martins Cassani, Juliana dos Santos Romanha, Emanuel Felype Thomaz Pinheiro, Jackeline Gonçalves Maciel

Resumo


Introdução: Este trabalho relata a experiência dos alunos do 1º período B" do curso de fisioterapia da FVC, atuando cinematicamente na avaliação morfológica e funcional de um grupo de idosas, mantido pela secretaria municipal de saúde do município de São Mateus. O grupo faz parte do projeto Cepaf (Centro de promoção de atividade física). Utilizam um espaço público, com academia popular, de aparelhos bem básicos, mas que trabalha a funcionalidade articular quando bem orientado, uma das idéias foi agregar aos alunos do curso de fisioterapia da Faculdade Vale do Cricaré - FVC, para que os mesmos pudessem contribuir na melhoria da qualidade funcional e ergonômica, juntamente com as potencialidades da atividade física propostas e planejadas por Educadores Físicos altamente qualificados que já trabalham no projeto.De acordo com alguns autores que tratam o assunto, atualmente, estudos mostram a importância dos exercícios envolvendo força e flexibilidade, pela melhora e manutenção da capacidade funcional e autonomia do indivíduo idoso (MATSUDO, 2001 Descrição: A disciplina proponente foi Bases Morfofuncionais dos Sistemas I. Buscou integrar as disciplinas Filosofia e Saúde, Bases Biológicas da Fisioterapia e Recursos Fisioterapêuticos I, sempre trabalhando em prol da interdisciplinariedade, para uma compreensão total e unificada na atuação do futuro fisioterapeuta e suas práticas anátomomecânicas. A experiência contou com 42 alunos do 1º período B" Noturno do curso de Fisioterapia divididos em 3 grupos, e ocorreu durante 3 dias da semana, segunda, quarta e sexta, 50 minutos cada encontro. O objeto de observação dos acadêmicos foi uma das turmas do matutino do projeto Cepaf, onde realiza exercícios 3 vezes na semana onde contempla-se a caminhada orientada, musculação na academia popular e hidroginástica em um clube da cidade. A idéia central desta proposta foi fazer com que os alunos de fisioterapia vivenciassem através da observação refletindo às margens cientificas, como poderão intervir em um grupo tão seleto e delicado da população, realizando um trabalho de pesquisa e relatório cientifico. Impactos: Os impactos são inteiramente de natureza científica. Academicamente, oportunizou aos nossos alunos uma vivência muito importante da Fisioterapia em relação à compreensão em observar com bastante cautela as assimetrias básicas e limitações funcionais dessas pessoas idosas. Considerações: A experiência com a turma de fisioterapia, serviu positivamente como um pontapé inicial para a reflexão da importância multidisciplinar no atendimento para a qualidade de vida de pessoas idosas, contudo, despertará os acadêmicos para uma forma inovadora de olhar para o idoso e sua qualidade funcional. Sempre que possível, faremos visitas experimentais como essa para que possamos aumentar nosso leque de informações, resultando num aprendizado mais completo.

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A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.