FALANDO SOBRE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE COM FUTUROS PROFISSIONAIS EM FISIOTERAPIA

Autores

  • Yasmin Caroline Gomes Maia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Lucas Oliveira da Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Resumo

Introdução: A inserção do fisioterapeuta na Atenção Primária em Saúde (APS), se deu principalmente através do Núcleo Ampliado à Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), composto por equipes multiprofissionais que contribuem para a consolidação e aumento da resolutividade da APS. A partir dessa prática, surgem questões sobre a atuação desse profissional no nível primário de atenção, tendo em vista, que historicamente seu desempenho é mais fortalecido nos níveis secundários e terciários de saúde, restringindo-se às ações de reabilitação. Sendo assim, o objetivo deste relato é conhecer de que forma é entendida a atuação do Fisioterapeuta na APS e no NASF-AB por acadêmicos do curso de Fisioterapia. Descrição: Para tanto, foi realizada uma palestra a respeito da experiência profissional do fisioterapeuta na APS e no NASF-AB, por uma fisioterapeuta residente em Estratégia Saúde da Família, para alunos de 5 turmas de graduação do 7º semestre. Ao iniciar a atividade, foi solicitado que os alunos expressassem palavras para inferir a atuação profissional em questão. Essas foram escritas no quadro e posteriormente, foi perguntado ainda se os alunos tinham experiências acadêmicas e afinidade profissional com a APS. Impactos: Observou-se que, dentre as palavras citadas as que mais se repetiram foram, prevenção, orientação, promoção, cuidado e reabilitação, contudo a maioria dos alunos desconheciam o NASF-AB. Notou-se, que a maioria dos alunos não possuíam grandes experiências com a APS, apenas relatos de visitas técnicas, tampouco apresentaram afinidade com a área de atuação em questão. Considerações: Dessa forma, conclui-se que durante a graduação em Fisioterapia a atuação do fisioterapeuta na APS e no NASF-AB necessita de mais atenção, além do fato que essa temática poderia ser melhor incentivada, de forma teórica e prática, com projetos de pesquisa, extensão e estágio optativo, para a formação e profissionais devidamente capacitados à atuarem positivamente no fortalecimento da APS e do SUS.