GRUPO DE PESQUISA: UMA EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA

Autores

  • Maria Jasmine Gomes da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Vinícius Ramon da Silva Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Oceano Teixeira Tavares Pereira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Danylo Lucio Ferreira Cabral UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Maisa Maria da Silva Alves UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Joyce Gomes-Osman UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Pedro de Lemos Menezes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Augusto César Alves de Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL

Resumo

Introdução: Um grupo de pesquisa é definido como um conjunto de pessoas com o intuito de debater ideias, desenvolvendo trabalhos científicos acerca das temáticas de interesse mútuo. O estabelecimento de grupos de pesquisa no Brasil é uma prática que vem constituindo grande parte das investigações científicas realizadas atualmente, além de ter contribuído para a formação de profissionais e pesquisadores habilitados para o pensamento crítico e o trabalho em grupo. Segundo dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa Lattes/CNPQ, o Brasil possuí aproximadamente 35 mil grupos de pesquisa. Os grupos de pesquisa em saúde também se tornam um fator indispensável para o desenvolvimento da saúde, pois contribuem diretamente com o aumento de evidências científicas, intervenções, promoção em saúde e indiretamente com o impacto do aperfeiçoamento da saúde na atividade econômica, devido aos benefícios da própria pesquisa em saúde. Descrição: O grupo de pesquisa é formado por alunos de diferentes períodos do curso de fisioterapia sob a orientação de três professores orientadores. As reuniões ocorrem semanalmente com duração de 2 horas, são discutidos temas gerais sobre pesquisa científica, tais como: conceitos básicos sobre investigação científica; planejamento de pesquisa; elaboração de artigos; estratégias de pesquisa em bases de dados; evidências cientificas; avaliação da qualidade das pesquisas em saúde; aspectos éticos em pesquisa; entre outros. A cada reunião um aluno é responsável por apresentar um tema previamente escolhido, incentivando, juntamente com o professor orientador, a discussão no grupo. Outro aluno é responsável pela relatoria da reunião, documentando assim o que é discutido e proposto como atividades a serem desenvolvidas pelo grupo, tais como: elaboração e execução de trabalhos científicos. Impactos: A criação do grupo de pesquisa proporcionou uma vivência extra sala de aula de temas relacionados à pesquisa em saúde, contribuindo para a formação de pesquisadores nos seguintes aspectos: (1) aquisição de conhecimentos de planejamento e elaboração de trabalhos científicos, estratégia de pesquisa em banco de dados e leitura crítica de artigos; (2) aquisição de conhecimentos por meio da participação em eventos de caráter científico; 3) troca de conhecimentos entre professores e alunos de diversos períodos. Considerações: A interação entre diferentes níveis de participantes em um grupo, possibilita uma maior troca de conhecimento entre os membros, propiciando aumento do surgimento de ideias inovadoras e propostas de pesquisa. Portanto, um grupo de pesquisa torna-se uma grande ferramenta para aquisição de conhecimento científico, para o aumento da produção científica e para a complementação da formação de futuros pesquisadores em saúde.