IMPACTOS DO PROJETO VER-SUS NA REALIDADE ACADÊMICA: UM ESPAÇO COMPLEMENTAR DE APRENDIZAGEM EM SAÚDE COLETIVA

Autores

  • Deborah Silva Vasconcelos dos Santoscláudia Juli Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Cláudia Juliana Costa de Lima
  • Clara Maria de Araújo Silva
  • Nayara Alexandra Rodrigues da Silva

Resumo

Introdução: O projeto Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceira com a Rede Unida e outros órgãos governamentais, movimentos sociais, instituições de ensino, serviços de saúde e comunidades, que tem o objetivo de incentivar acadêmicos e profissionais a conhecer e compor a rede de profissionais eticamente preparados e comprometidos com a saúde pública. Esse projeto é realizado em todo Brasil anualmente, permitindo aos participantes explorar na teoria e na prática as diretrizes do SUS, as organizações que o compõem, a transdisciplinaridade, os movimentos sociais e o uso de tecnologias leves. Sendo, dessa forma, um complemento diferenciado a formação acadêmica dos viventes. Descrição: A experiência de imersão relatada aconteceu entre os dias 14 e 22 de janeiro de 2018 na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), tendo sido construída por uma comissão organizadora e facilitadores que foram ex viventes, e eram acadêmicos, residentes e profissionais de saúde. Dentro da rotina da experiência houveram plenárias onde foram discutidos temas relacionados à saúde coletiva, níveis de atenção à saúde, opressões sociais, políticas afirmativas e Redes de Atenção de Saúde. Além dos debates na universidade, foram realizadas visitas à comunidade indígena, locais referências dos três níveis de atenção à saúde e locais que constituem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPs). Impactos: Dentro dos eixos abordados durante a vivência foram adquiridos e compartilhados conhecimentos que implicaram em ganhos na formação acadêmica dos participantes, complementando os conhecimentos prévios dos acadêmicos e enfatizando aspectos já desenvolvidos na academia. Estes ganhos puderam ser transferidos para o desenvolvimento de atividades de educação em saúde nas diversas disciplinas cursadas e no atendimento aos pacientes, pois foi posto em evidência a importância do uso de tecnologias leves e o cuidado holístico com o outro, sendo paciente, profissional de saúde ou gestor. Além de ressaltar a relevância do autocuidado para produzir saúde. O sentimento de responsabilidade para com o SUS e de valorização do controle social foi estimulado nos viventes a partir do debate acerca da construção do sistema de saúde público em conjunto com os movimentos sociais, evidenciando o poder que o esforço popular tem. A partir do estudo acerca das privatizações, os viventes puderam criar um maior olhar crítico acerca das constantes ameaças que o sistema de saúde público vem sofrendo, criando maior sentimento de pertencimento e incentivando a luta pela defesa do SUS. Considerações: Verifica-se, portanto, que o objetivo do VER-SUS foi alcançado, pois os acadêmicos que puderam vivenciar essa experiência têm maior conhecimento acerca da saúde coletiva, humanização e valorizam mais o controle social. Além disso, tornam-se preparados para o desenvolvimento do cuidado em saúde nos diversos níveis de atenção, públicos e de forma completa atendendo as necessidades reais da população.