INTERAÇÃO ENTRE FISIOTERAPIA AQUÁTICA E ATENÇÃO BÁSICA: CONTEXTOS BIOPSICOSSOCIAIS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA A COMUNIDADE

Autores

  • Marina Wolff Branco UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Vera Lucia Israel UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Resumo

Introdução: A atuação do fisioterapeuta na atenção básica desde 2008 tem agregado conceitos na formação em Fisioterapia, com a participação da profissão nas estratégias da Política Nacional de Atenção Básica. Em 2002, as Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação em Fisioterapia já impulsionavam a inserção do estudante na atenção em nível primário para beneficiar os contextos biopsicossociais que envolvessem a população. Na formação do fisioterapeuta componentes curriculares estimulam o olhar sistêmico em saúde da organização mundial de saúde, como por exemplo, a participação em atividades comunitárias e inovações nos recursos aquáticos para um aperfeiçoamento de habilidades e competências na promoção de saúde. Descrição: A participação como acadêmica ocorreu no componente curricular optativo Vivências em Fisioterapia Aquática" da Universidade Federal do Paraná, em parceria com a Unidade Básica de Saúde Ouvidor Pardinho (UBS), Curitiba/PR. Os objetivos dessas vivências estão relacionados com as ações prioritárias da Política Nacional de Atenção Básica, do Ministério da Saúde, bem como com o aprimoramento teórico e prático do estudante. Nessa disciplina, o estudante é desafiado a estudar como prática específica a rotina de atendimentos em Fisioterapia Aquática, que incluem: a avaliação de solo e aquática do paciente, planejamento, aplicação de intervenção e reavaliação. Durante toda a experiência, o principal norteador da intervenção foi o modelo biopsicossocial (BPS) que envolve a ferramenta da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da OMS. Compreendeu-se o indivíduo como um todo, incluindo suas competências, habilidades, limitações, necessidades, fatores ambientais e sociais. Sendo assim, em um período de 2 meses, a estudante teve a oportunidade de atender 2 pacientes, 1 vez por semana, totalizando 16 atendimentos. Toda a intervenção foi supervisionada pela docente da disciplina e pela fisioterapeuta da UBS. Semanalmente, eram realizados relatórios contendo a evolução das pacientes, os objetivos funcionais e terapêuticos e as propostas de intervenção de cada atendimento. Ao final da disciplina, foram desenvolvidos 3 produtos finais para serem entregues às pacientes. Os produtos tinham o objetivo de estimular a função cognitiva das pacientes, evitar os efeitos deletérios do envelhecimento, estimular práticas de atividades diárias saudáveis e buscar o bem-estar e a manutenção da saúde mental." Impactos: Observaram-se relatos positivos das pessoas atendidas quanto aos domínios função (b), estrutura (s), atividades e participação (d) e fatores ambientais (e), além de relatos de evoluções positivas nos fatores pessoais como aspectos físico-funcionais e percepções sociais. Também foi possível perceber maior autonomia e segurança nas atividades de vida diária das participantes. Quanto à estudante, foi uma oportunidade de escuta, comunicação em saúde e aplicação prática dos conceitos teóricos em Fisioterapia Aquática relacionados com a Atenção Básica e a utilização do modelo BPS da CIF. Considerações: Ressalta-se a necessidade de incluir na formação teórico-prática do futuro fisioterapeuta a atenção primária à saúde. Ações que promovam o ensino em Fisioterapia aliadas à inserção do profissional na atenção básica certamente ampliam e fortalecem a atuação desse profissional e contribuem para a promoção do bem-estar da comunidade.