DESAFIO TEMÁTICO NA APRENDIZAGEM POR PROJETOS NA UFPR: A LEGISLAÇÃO EM FISIOTERAPIA

Autores

  • Aline Steffen Albanski Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Andressa Lopes Grego Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Juliana Siega Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Raquel Bacelar de Azevedo Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Bruna Yamaguchi Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Vera Lúcia Israel Universidade Federal do Paraná - UFPR

Resumo

INTRODUÇÃO: Na formação do fisioterapeuta alguns conteúdos são desafiadores de acordo com a complexidade e fase da formação do estudante em Fisioterapia. Na disciplina de primeiro período do curso de graduação em Fisioterapia denominada Panoramas da Fisioterapia no Brasil e no Mundo a questão de normatização da legislação em saúde e na área da profissão é um destes conteúdos desafiadores. Num trabalho processual de avaliação da referida disciplina dentro da metodologia ativa de aprendizagem por projetos a construção de mapas conceituais com o tema legislação em Fisioterapia foi desenvolvido por um coletivo de estudantes da primeira turma sediada na UFPR em Curitiba. A contribuição na progressiva construção do conteúdo temático por meio de objetivos favorece o aprender a aprender e habilidades e competências do futuro profissional. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Com o objetivo principal de analisar a legislação vigente no país relacionada à Fisioterapia os estudantes em grupo estudaram conceitos sobre o regime de governo da República Federativa do Brasil como a democracia, em que os cidadãos participam das decisões políticas de forma direta ou indireta, indicando os braços do poder público para se aproximar da população, por meio da descentralização administrativa. Também se discutiu que as pessoas jurídicas criadas para fins específicos podem ser autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista ou fundações Públicas. Por exemplo, os Conselhos de classe ou Conselhos profissionais são autarquias federais constituídas a fim de controlar, regulamentar e fiscalizar a respectiva profissão, sendo assim, os Conselhos são entidades estatais. Além da exploração de legislação durante a criação e desenvolvimento da profissão de Fisioterapia no país, seu código de ética, suas diretrizes curriculares, entre outros aspectos de inserção do fisioterapeuta na saúde pública e o crescimento da atuação deste profissional da saúde nas áreas de educação e saúde na integralidade complexa do ser humano em todos os ciclos da vida. Após os estudos e pesquisas bibliográficos, reuniões do grupo e visitas técnicas de campo os estudantes fizeram apresentações preliminares, mediadas pela docente fisioterapeuta, da construção de seu painel e de seu seminário para produzir o mapa conceitual final como produto da metodologia utilizada na aprendizagem dos estudantes no final da disciplina. IMPACTOS: O aprendizado acadêmico prevê a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão durante toda a formação profissional. Considerando isto a construção do conhecimento e as vivências nos conteúdos básicos e profissionalizantes abrangem o desenvolvimento de habilidades e competências teóricas e práticas para o futuro fisioterapeuta. Dentro desta formação profissional o estudante apreende aspectos do objeto de estudo do fisioterapeuta, seu código de ética, sua legislação e os procedimentos metodológicos e técnicos que constituem o alicerce da profissão da Fisioterapia. Nesta experiência o produto final da aprendizagem foi construído considerando objetivos educacionais desafiadores no tema legislação e sua função para o desenvolvimento dos estudantes envolvidos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Novos campos de atuação e a ampliação da formação no processo de ensino e aprendizagem levam ao aumento da rede de conhecimentos necessários aos estudantes de Fisioterapia da UFPR atendendo a evolução da profissão e os desafios dos novos tempos.