METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA: TRABALHO BASEADO EM EQUIPES - TBL

Autores

  • Cristiane Santos de Sousa FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO - UNINORTE/AC

Resumo

Introdução: A utilização de metodologias ativas nos cursos de saúde tem se mostrado bastante eficiente para a formação e autonomia por partes dos estudantes em seus processos de ensino aprendizagem. Por essa razão torna-se necessário a prática de métodos construtivistas para as aproximações mais efetivas (BERBEL, 2011). Então, de que forma ensinar? Como planejar aulas para que se tornem mais interessantes e, por conseguinte potentes? Como preparar aulas que atendam às necessidades tão distantes, na perspectiva de motivação e manutenção do interesse da turma (DAMASCENO, 2016). As metodologias ativas possuem a finalidade de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem com foco no desenvolvimento da autonomia do aprendiz" (MACHADO, 2017, p.38), e as ferramentas para essas possibilidades são as mais variáveis, dentre elas o TBL, do inglês team-based learning (TBL), que traduzida para o português significa trabalho baseado em equipes. " Descrição: Foram selecionados os alunos do 4º período de Fisioterapia, que totalizavam 47 participantes. Estes foram previamente apresentados ao material de conhecimento científico (artigos científicos, vídeo aulas, caça palavras e palavras cruzadas, além de mapas conceituais) e em data previamente escolhida houve a aplicabilidade em sala de aula. Os alunos foram divididos em grupos de 9 (nove), onde cada um tinha de 5 a 6 integrantes onde estes responderam individualmente e depois em grupo um questionário referente a termofotoeletroterapia. Após aplicação do método foi possível observar mudanças no pensar em fazer educação em saúde, a aprendizagem significativa se tornou tema de vários momentos em sala de aula e o índice de aprovação pelos discentes na avaliação bimestral 2 (dois) foi bastante expressivo (83%) Impactos: Uma das primeiras dificuldades que enfrentei foi com relação a mim mesma pois questionava sobre a utilização desta em um curso de graduação de saúde. E foi então que para minha surpresa e mergulhando no embasamento cientifico é que pude vislumbrar a potência no aprendizado dos discentes, e como a própria metodologia ativa sugere, mergulhei, observei e refleti e então ressignifiquei minhas descobertas através da ação - reflexão - ação. Durante todo o processo de organização, que é cansativo, uma vez que a carga horária acadêmica não compensa de forma pecuniária horas a mais disponíveis em preparação de aulas mais ativas; fui aprendendo a administrar também minha qualidade de tempo e selecionando conteúdos e conceitos mais significativos no cotidiano da prática clínica dos fisioterapeutas Considerações: O resultado da avaliação de B2 os alunos apresentaram um índice de aprovação significativo de 83%. O que nos leva a acreditar que o TBL deve ser testado mais vezes, na tentativa de consolida-lo como uma possibilidade de aprendizagem mais voltada ao empoderamento do aluno. Percebi pelo resultado das avaliações que a aposta foi assertiva, e quão importante foi me permitir ser desafiada. De modo que o saber em uma disciplina tão conceitual e sistemática pode ser adquirido de forma construtivista e através de uma educação transformadora (CHIARELLA et al, 2015).