METODOLOGIAS ATIVAS: UMA REFLEXÃO SOBRE AS OBSERVAÇÕES PRÁTICAS NOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA DURANTE O PRIMEIRO PERÍODO DA VIDA ACADÊMICA
Resumo
Introdução: O crescente avanço do conhecimento científico e tecnológico vem transformando rapidamente o mundo. Essa evolução é impulsionada por métodos e conhecimentos de investigação, integrado a uma postura científica rigorosa, perspicaz e objetiva. Diante disso podemos dizer que com objetivo de facilitar o estudo, a ciência tornou o conhecimento cada vez mais especializado, culminando por inviabilizar uma visão integrada de fenômenos e situações. Assim, o processo de construção do conhecimento vem sofrendo modificações ao longo do tempo. A fim de atrair alunos, metodologias inovadoras e criativas são cada vez mais adotadas para contraporem-se a métodos tradicionais e anacrônicos de educação. Descrição: Esta experiência foi protagonizada por estudantes do primeiro período do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba, durante a disciplina História e Fundamentos da Fisioterapia. Envolveu estudantes, monitores, professor, e a parceria de preceptorias pactuadas nos principais espaços onde a Fisioterapia atua, nos três níveis de atenção à saúde: básica, média e alta complexidades. Nesse contexto, novas estratégias foram organizadas para inserirem os estudantes do período inicial do curso nos cenários reais das práticas de atuação profissional da Fisioterapia. Na atenção básica, uma fisioterapeuta apresentou e discorreu sobre o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) de uma Unidade Integrada de Saúde da Família, numa área de abrangência de um bairro da periferia de João Pessoa-PB, assim como, o papel do fisioterapeuta nesse espaço; na média complexidade, foi apresentada a Clínica Escola de Fisioterapia da própria universidade e seus serviços, ofertados à comunidade dentro da rede de atenção à saúde do município; na alta complexidade, foram apresentados os vários setores do Hospital Universitário Lauro Wanderley: ambulatórios, enfermarias e as unidades de terapia intensiva (adulto geral, cardíaca e pediátrica/neonatal). Foram visitadas ainda, espaços com experiências de práticas integrativas e complementares de saúde, como o CEPICS Equilíbrio do Ser, integrado à rede de atenção à saúde do município que oferta diversas práticas (Yoga, Reike, Acupuntura, dentre outras), e a equoterapia, da Associação Paraibana de Equoterapia. Impactos: Em todos esses espaços, puderam observar a atuação integrada multiprofissional e o papel da fisioterapia nestes cenários. Em todas as visitas, foi orientada a sistematização da experiência em diários de campo próprio para tal fim, onde podia-se refletir o sentido e a subjetividade pessoal da experiência. Essas impressões foram incorporada ao portfólio final produzido por cada aluno e apresentado de forma criativa e dinâmica como mais uma ferramenta metodológica ativa, no encerramento da disciplina. Consideramos ainda que, essa práxis, que tem como fio condutor o uso de metodologias ativas, facilita uma maior reflexão e compreensão das interfaces do objeto da fisioterapia, já no estágio inicial da sua formação. Considerações: Para a quase totalidade do grupo, a experiência foi avaliada, como muito importante, inclusive na definição da opção pelo curso, onde puderam perceber o campo de atuação profissional do fisioterapeuta no Sistema Único de Saúde em toda sua dimensão.Edição
Seção
Relatos de Experiência - Eixo II Formação e Educação Permanente
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