O PROBLEM-BASED LEARNING (PBL) COMO ESTRATÉGIA DE ARTICULAÇÃO TEORICO-PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Resumo
Introdução: As necessidades de um novo perfil profissional para atendimento às demandas atuais do mercado de trabalho, sinalizam novos paradigmas e metodologias para a educação contemporânea. À partir do surgimento das ideias construtivistas e o conceito de aprendizagem significativa, o educando é convidado a construção autônoma do conhecimento. As metodologias ativas de aprendizagem são ferramentas importantes que podem refletir no desenvolvimento de competências socioemocionais e habilidades técnicas. O PBL (Problem-Based Learning) é uma metodologia ativa que tem como alvo a resolutividade de casos clínicos. Baseia-se em premissas construtivistas e apresenta-se com características colaborativa, interdisciplinar e desafiadora. Acredita-se na contribuição positiva do PBL no estágio supervisionado quanto à articulação teórico-prática ao desenvolver raciocínio analítico na solução de problemas e desenvolvimento de competências socioemocionais. Objetivou-se com este trabalho implementar o PBL no Estágio Supervisionado do Curso de Fisioterapia e investigar a percepção de docentes e discentes acerca da experiência vivenciada. Descrição: Trata-se da aplicação do PBL aos alunos do Estágio Supervisionado do Curso de Fisioterapia da Unievangélica. Participaram da investigação 28 alunos e 10 professores. A metodologia ativa foi aplicada quatro vezes em momentos diferentes durante um semestre e cada caso foi solucionado por um grupo de aproximadamente 6 alunos. Foram aplicados dois questionários semiestruturados elaborados pelos autores com questões fechadas (LIKERT) e abertas. As questões fechadas trataram da percepção do avaliado quanto às contribuições do PBL nas dimensões habilidade técnica e competências socioemocionais. As questões abertas investigaram as percepções do entrevistado quanto as fragilidades e potencialidades da aplicação do método. Impactos: A percepção dos alunos quanto ao PBL é que ele auxilia na aquisição do conhecimento teórico, permite a aplicabilidade da solução do problema em outros contextos, incentiva a autonomia de estudo e melhora as habilidades de comunicação. A possibilidade de protagonismo no conhecimento e compartilhamento com os colegas foram as potencialidades mais ocorrentes no relato dos alunos. A fragilidade mais apontada pelos discentes é a falta de homogeneização quanto á aplicação do método pelos professores. Os docentes concordam a possibilidade de articulação teórico-prática pela metodologia e destacam a possibilidade de múltiplas soluções como sua maior potencialidade. Considera-se pelos docentes como fragilidade a exposição de somente um caso clínico por grupo, bem como a possibilidade de heterogeneidade na participação pelos alunos. Considerações: A experiência foi avaliada como positiva no contexto do Estágio Supervisionado. Destaca-se a necessidade de capacitação docente para que a função de mediador se efetue com sucesso. É necessário considerar a possibilidade de inserção precoce da metodologia no curso, bem como a inserção de um maior número de casos a serem solucionados como potencializadores dos resultados.Edição
Seção
Relatos de Experiência - Eixo II Formação e Educação Permanente
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