O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA SALA DE AULA COMO FERRAMENTAS INOVADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Bruno Gonçalves Calaça UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
  • Ana Gabriela Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
  • Dailton Alencar Lucas de Lacerda UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

Resumo

Introdução: Os processos educacionais tradicionais, têm tornado-se desmotivadores na medida em que reproduzem práticas excessivamente "conteudistas", centradas no professor e na "transmissão vertical" do conhecimento. Em contraposição, metodologias ativas apontam para estratégias mais ativas, participativas e dialógicas , propondo novas relações entre os sujeitos do processo, tornando o aluno um agente ativo e central da experiência. Na concepção freiriana, a educação não é construída apenas por um sujeito, mas por meio da interação entre sujeitos históricos com suas ações e reflexões. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência do uso da metodologia ativa na disciplina de História e Fundamentos da Fisioterapia na Universidade Federal da Paraíba e como esta contribui na formação universitária. Descrição: A disciplina História e Fundamentos da Fisioterapia, ofertada no primeiro período do curso, usa sistematicamente metodologias ativas no seu desenvolvimento. As ferramentas que são usadas: recursos didáticos, processos avaliativos, temas de interesse, dentre outros. As aulas teóricas acontecem com intuito de estimular a autoaprendizagem, levando o aluno a problematizar, refletir e analisar diferentes situações e contextos. Debates, a partir dos conteúdos programáticos, envolvem convidados que estão de alguma forma comprometidos com o tema, por exemplo: "A história do nosso Curso" (professores fundadores e ex-alunos do curso); "O papel e o perfil das entidades de classe" (representante do Crefito e do Sinfito); " A importância do movimento estudantil para formação e vida acadêmica" (representante do Centro Acadêmico-CA); "O papel da extensão e da pesquisa para a formação universitária" (Professores e alunos extensionistas e pesquisadores); dentre outros. São realizados também trabalhos em grupo e seminários com as mias diversas linguagens: audiovisual, uso de mídias digitais, teatral, etc. As atividades práticas acontecem em cenários reais onde a fisioterapia tem atuação: USF/NASF, clínicas escolas, hospital universitário, práticas integrativas e complementares de saúde e serviço de equoterapia. Há sempre a participação e suporte de preceptores convidados a colaborarem nestes cenários. A avaliação é processual e formativa através da aplicação de conceitos e culmina com a apresentação de portfólios pessoais. Impactos: O uso da metodologia ativa proporcionou uma ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. Na qual, permitiu ao aluno um contato mais próximo com a sua profissão e com os profissionais considerados sujeitos históricos. Estes alunos puderam estar mais próximos de tais sujeitos, do professor e monitores, o que permitiu uma maior integração entre corpo docente e discente, entre os futuros e atuais profissionais. Tornando, portanto, o aluno um agente importante na construção do conhecimento e não apenas recebendo e memorizando as informações numa atitude de reprodução. Considerações: Como considerações finais, destacamos que esta experiência constrói conhecimentos de forma dialógica e reflexiva, rompendo as barreiras existentes dentro do ensino tradicional da formação em saúde. A percepção do envolvimento e da participação dos estudantes em todas as atividades nos permite aquilatar a adesão dos mesmos a experiência orientada pelas metodologias ativas.