O USO DO SOCIOGRAMA NA AVALIAÇÃO FORMATIVA DURANTE UMA SESSÃO TUTORIAL NO PBL

Autores

  • Renato da Costa Teixeira UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Resumo

Introdução: Diferentes formas de avaliar resultam em resultados distintos na formação do profissional. Avaliar, não significa medir o aprendizado ou testar os conhecimentos dos alunos Na avaliação procuramos entender o porque das reações e respostas do sujeito e não apenas graduar suas respostas. Na utilização de Metodologias Ativas, a avaliação formativa deve estar presente para que o aluno possa acompanhar o desenvolvimento de seu aprendizado, suas habilidades e suas atitudes. A avaliação formativa não é uma forma de verificação de conhecimentos, nela a ênfase está no aprender. É através dela que o aluno toma conhecimento dos seus erros e acertos. Ela é útil principalmente, para levar o aluno a repensar sua trajetória alertando-o para eventuais lacunas ou falhas de percurso. Nesta forma de avaliar, a observação é elemento fundamental, pois fornece informações referentes à área cognitiva e afetiva do aluno. O sociograma é uma técnica que, através da observação, apresenta sob a forma gráfica as várias relações entre os sujeitos que formam um grupo, mostrando a dinâmica desse grupo. A dinâmica pode resultar numa comunicação interna, paralela, externa ou passiva. Neste sentido, pode ser usado como uma foma de avaliar a dinâmica da comunicação em um grupo tutorial. Descrição: A presente experiência foi vivida nas sessões tutoriais da 2ª série do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará no qual enquanto os alunos discutiam os problemas ou traziam o resultado de seus estudos individuais, o docente traçava o gráfico da dinâmica da comunicação do grupo e ao final apresentava aos alunos para que estes pudessem refletir sobre sua participação e o desenvolvimento da sessão. Impactos: O grupo como um todo e os alunos individualmente ao verificarem graficamente como tinha sido a dinâmica do grupo (conversas paralelas: comunicação paralela; momentos de distração ou voltados para sim mesmo: comunicação passiva; discussão acerca do tema: comunicação interna), puderam refletir e passaram a ter um comportamento menos inflexivo, menos absortos e mais voltado para as discussões. Considerações: A avaliação através da observação com o uso do sociograma ajuda os alunos a desenvolverem suas competências comunicativas e se tornarem profissionais mais conscientes de seu papel.