PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS SOBRE O MINI-EXERCÍCIO CLÍNICO AVALIATIVO

Autores

  • Larissa de Oliveira e Silva PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUCMG
  • Márcia Luciane Drumond das Chagas e Vallone PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUCMG
  • Túlio Fernandes de Almeida PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUCMG
  • Wigor Pereira de Souza PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUCMG

Resumo

Introdução: O Mini-Exercício Clínico Avaliativo (mini-CEX) é um instrumento de avaliação formativa em que o professor/preceptor observa diretamente o aluno durante o encontro clínico, e é avaliado em relação à anamnese, habilidades de exame físico, habilidades de comunicação, raciocínio clínico, profissionalismo, organização/eficiência e atendimento clínico geral. Além de propiciar ao aplicador uma oportunidade de avaliar o desempenho do aluno e fornecer um feedback imediato sobre seu desempenho. É comumente utilizado pela medicina, mas é um instrumento que pode ser utilizado em qualquer cenário de aprendizagem em que há o contato com o paciente. Descrição: O Curso de Graduação em Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Coração Eucarístico, utiliza o mini-CEX como parte do processo avaliativo do Estágios Supervisionado de Fisioterapia Nas Disfunções Neurológicas (ESFDN) e Estágio Supervisionado em Fisioterapia Nas Disfunções Ortopédicas, Traumatológicas E Reumatológicas (ESFDO). O instrumento corresponde a apenas 20% do total de pontos a serem distribuídos e é aplicado somente uma vez em cada estágio durante o meio do semestre. O mini-CEX foi aplicado de formas diferentes em cada estágio, onde no ESFDN foi aplicado com o próprio paciente durante o início de um atendimento, sem data marcada e o atendimento foi realizado por 20 minutos, onde após um resumo" do atendimento um colega de ambulatório assume o atendimento e o aluno avaliado dialoga com o professor sobre o atendimento em uma sala reservada. No ESFDO o mini-CEX foi aplicado com um paciente de um colega de ambulatório também sem data marcada, onde o aluno avaliado realiza uma breve anamnese e exame físico com o paciente em 20 minutos, após isso o aluno em uma sala reservada com o professor propõe um tratamento e um diagnóstico para o paciente acompanhado. Em ambos os casos o paciente estava ciente e teve opção de aceitar participar do processo" Impactos: Do ponto de vista do discente o mini-CEX proporciona um momento de aprendizado único, onde em um curto espaço de tempo o aluno deve aliar a teoria com a prática, ao realizar uma pergunta ao paciente, um teste especial, uma cinesioterapia ou uma recomendação domiciliar e logo após receber um feedback do professor. Durante a aplicação o aluno tem a chance de argumentar e fundamentar sua ação prática, e de realizar um debate com o professor, onde juntos realizam um processo de divergência e convergência de ideias sobre o caso. Após o diálogo, a avaliação é finalizada dando um retorno quantitativo e qualitativo, o quantitativo em uma nota final com base nos tópicos já citados e o qualitativo o professor apresenta os pontos fortes e fracos do aluno não só sobre técnicas, sobre um todo. Considerações: O mini-CEX proporciona uma experiência de aprendizado muito rica ao englobar vários aspectos de uma intervenção fisioterapêutica, por ter um feedback imediato e por se apresentar como um instrumento justo, onde o aluno participa de todo o processo da avaliação.