PRÁTICA METODOLÓGICA DE ENSINO EM FISIOTERAPIA ASSOCIADA À TEORIA PARA ENTENDER QUALQUER TEMA DE FEYNMAN

Autores

  • Ivanise Caroline Silva Santos UNILESTE-MG

Resumo

Introdução: A dinâmica educacional apresenta adequação constante às alterações do universo ensino-aprendizagem. Exemplo disso é a ampliação do uso de metodologias ativas no ensino superior. Evidenciamos aqui, que no âmbito do ensino da fisioterapia essas metodologias permitem não só integrar conteúdos como consolidar saberes. No UNILESTE, o projeto integrador é uma proposta institucional visando integração de conteúdos e de pessoas. Inspirados na perspectiva apontada por Richard Feynman (premio Nobel de Física-1965) sobre a técnica que ajuda a entender qualquer tema, e, na expectativa de esclarecer diferentes formas de energia no uso como recurso para intervenção fisioterapêutica, propusemos como desafio aos discentes do quinto período do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Ipatinga) a construção de 'estações', representando, cada uma delas, a interpretação de uma forma de energia vislumbrando sua aplicação como recurso fisioterapêutico. A integração das diferentes estações formaria o MUSEU INTERATIVO. Baseando-nos na teoria de Feynman (1965) - Teoria para entender qualquer tema" - apresentada nas seguintes etapas: 1- escolha do conceito, 2-esclareçam os conceitos como se ensinasse a uma criança, 3- Volte ao tema e pesquise sobre ele, 4- Revise e simplifique ainda mais Descrição: Em fevereiro/2018, o desafio foi apresentado, esclarecendo que os temas poderiam evidenciar qualquer das energias discutidas no âmbito da fisioterapia: mecânica, térmica, elétrica, eletromagnética e/ou sonora. Os discentes associaram-se em grupos de acordo com suas afinidades pessoais e estratégias, que refletiram tanto potencialidades como concepções diversas. Começaram aí as negociações, oportunizando a gestão de pessoas além do desenvolvimento de visão crítica e reflexiva. Equipe definida, avançaram discutindo sobre os temas até eleger o interesse comum de cada grupo e então, definiram caminhos para efetivação da proposta. Galgaram então a próxima fase quando registraram o tema e, lançando mão de linguagem simples esclareceram detalhes. Seguiu-se a apresentação do tema aos pares em sala de aula, nesse momento revelaram-se lacunas que foram preenchidas com ampliação e aprofundamento sobre o assunto e retomada do registro com analogias e esclarecimentos detalhados. Para finalizar a construção do MUSEU INTERATIVO e cumprindo a quarta etapa da teoria de Feynman, todos os conceitos foram revisados para atender a orientação docente para que cada estação fosse autoexplicativa ou seja, o visitante do MUSEU INTERATIVO deveria entender o conceito mesmo que não lhe fossem dadas explicações orais. O processo culminou com a montagem das maquetes e abertura do MUSEU INTERATIVO à comunidade acadêmica, na semana do Projeto Integrador do Curso de Fisioterapia UNILESTE em Junho/2018. Impactos: Por meio da metodologia ativa eleita, os discentes, como agentes do seu aprendizado, superaram as expectativas disseminando a simplificação de conceitos junto aos pares enquanto, aos docentes, orientadores do projeto, coube a orientação sobre os conteúdos e estímulo à reflexão. Considerações: O MUSEU INTERATIVO permitiu a ampliação de conhecimentos técnicos/científicos tanto para aqueles que o construíram como para os visitantes e, além disso, o empoderamento dos discentes que, apropriados das bases profissionais e muito elogiados pelos membros da comunidade acadêmica durante as visitações, seguem, mais intrépidos, sua formação.