PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Autores

  • Antonieli Benites Baggio Rocha e Lais Alves de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS

Resumo

Introdução: O desenvolvimento das competências gerais e a vivência da responsabilidade social através de práticas pedagógicas são extremamente importantes para a formação profissional, embora não sejam valorizadas. Descrição: Como atividade prática da integração de duas disciplinas denominadas Saúde e Cidadania III e V, em grupos heterogêneos de alunos do curso de fisioterapia, foram planejadas e desenvolvidas atividades de educação em saúde em instituições e populações à escolha dos grupos, previstas para o período de um ano letivo. Esse relato refere-se às atividades executadas por um desses grupos, durante o primeiro semestre do ano, em uma instituição que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, no contra turno da escola.O contato prévio com os responsáveis e apresentação da proposta de trabalho com o objetivo de promover ações de educação em saúde e cidadania para crianças e adolescentes correspondeu à primeira atividade. Os docentes responsáveis pela disciplina ofereceram aos grupos um instrumento de apoio para o planejamento das ações, apresentadas antes da execução.O local tem quatro salas de aula, (onde as crianças são divididas por idade e recebem apoio às tarefas, leitura, redação), amplo quintal com gramado e quadra coberta (onde ocorrem aulas de habilidades do circo), quadra aberta, refeitório e biblioteca. Há equipe de acompanhamento das crianças, com cuidadoras, assistente social e psicóloga. Foram realizadas 10 ações de educação em saúde, abordando em média 60 crianças e adolescentes entre 9 a 15 anos, com o objetivo de ampliar o conhecimento em diversas áreas da vida, visando estimular a autonomia, autocuidado e a participação em sociedade, através de temas selecionados com as crianças e cuidadoras no primeiro encontro. Cada acadêmico ficou responsável por liderar uma das atividades, sendo apoiado pelos integrantes do grupo, nos temas: integração com as crianças, esportes e seus benefícios, comemoração da páscoa, hábitos alimentares, bullying e empatia, solidariedade, hábitos de higiene, violência, anatomia do corpo humano, condicionamento físico. Os recursos pedagógicos utilizados foram filmes, materiais de artesanato para confecção de cartazes, jogos, gincana, rodas de conversa, oficinas. Impactos: Por meio da metodologia ativa eleita, os discentes, como agentes do seu aprendizado, superaram as expectativas disseminando a simplificação de conceitos junto aos pares enquanto, aos docentes, orientadores do projeto, coube a orientação sobre os conteúdos e estímulo à reflexão. Considerações: os estudantes desenvolveram competências gerais, importantes para os profissionais da saúde e, adicionalmente, foram provocados à refletir sobre a função e responsabilidade social da universidade, muito necessária no momento atual.