PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL I - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Angela Maria Pereira da Silva Honorato UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Giovanna Cristina Leveck UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Karize Rafaela Mesquita Novakoski UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Luize Bueno de Araujo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Vera Lúcia Israel UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Resumo

Introdução: O processo de formação em Fisioterapia deve estimular o senso critico reflexivo dos estudantes para aprimorar os conhecimentos e sua educação continuada. Uma oportunidade dada aos graduandos é realizar projetos e programas como a iniciação à docência, denominada como monitoria. O objetivo é relatar a experiência na prática da monitoria realizada na disciplina de Neurofuncional I no curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná. Descrição: Após seleção da monitora foi desenvolvido um plano de trabalho com um modelo teórico-prático, no qual se incentiva a capacitação da discente monitora com atividades formativas de ensino-aprendizagem, como por exemplo, estimular habilidades para a docência e discussões pedagógicas. Neste caso das reuniões pedagógicas foram realizadas buscas de literatura de suporte em base de dados com artigos científicos, livros, diretrizes curriculares, guidelines internacionais, vislumbrando entender o ser professor", construção de plano de ensino para ministrar uma aula, além de temas sobre Fisioterapia Neurofuncional da criança e do adolescente, para posterior realização de encontros de monitoria com os estudantes da turma atendida. A discente monitora desenvolveu os pilares da educação de aprender a ser, conhecer, fazer e conviver por meio das leituras, resenhas, discussões que envolveram reflexões semanais durante 4 meses sobre as etapas de formação docente e sua abrangência. Em um segundo momento, a fim de, avaliar o processo ensino-aprendizagem da discente monitora e sua integração com a pesquisa e extensão a mesma pôde participar, sob supervisão das docentes, no planejamento e execução de atividades formativas que constavam do contrato didático da referida disciplina. Também foi possível formar grupos de estudos abordando temáticas específicas da disciplina e orientar a turma participante quanto a interação entre docente-estudante e estudante-estudante numa estratégia ativa na aprendizagem. Semanalmente eram realizadas reuniões a fim de discutir e refletir sobre as leituras, demandas dos estudantes, e construção de plano de ensino para ministrar uma aula para turma, além de quinzenalmente prever monitorias dirigidas para a turma nas quais a própria monitora planejou as atividades e metodologia a ser usada em cada encontro. " Impactos: A realização da monitoria contribuiu para o processo ensino-aprendizagem não somente da turma como também, da discente monitora, que teve a chance de desenvolver seus conhecimentos refletindo acerca do papel da docência na construção do futuro profissional fisioterapeuta. Considerações: Apesar das dificuldades em participação dos estudantes nas atividades propostas - principal barreira enfrentada pela monitora foi um período de grande aprendizado, tanto em questões teóricas, quanto práticas, despertando o interesse pelo conhecimento continuado, e propiciando visão ampla da realidade vivida pela prática docente. Esta função de docente fisioterapeuta exige dedicação e persistência para com criatividade estimular a adesão do público alvo (estudantes), que muitas vezes não reconhecem o valor das atividades ofertadas em sua formação acadêmica.