PROJETO INTEGRADOR NA VIVÊNCIA PROFISSIONAL: POR MEIO DE METODOLOGIA ATIVA

Autores

  • Angelise Mozerle CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
  • Cinthia Kelly de Oliveira Sabadini CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
  • Daniela Luana Basilio Fortunato CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
  • Henrique Ferrarezi CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
  • Ivanise Caroline Silva dos Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
  • Jorge Costa Neto CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
  • Mariza Aparecida Alves CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
  • Ruiter Faria CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS

Resumo

Introdução: A metodologia ativa, atualmente vem sendo utilizada para desenvolvimento de trabalhos acadêmicos em todo Brasil e com isso os alunos passam a ser os protagonistas do seu próprio aprendizado e o professor um mediador. Descrição: Os acadêmicos do 6º período do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Ipatinga), 1º semestre de 2018,tiveram na disciplina de Vivencia Profissional II a metodologia da aplicação do Arco de Marguerez (observação da realidade e definição do problema, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade e alcançar os resultados) e desenvolver o projeto integrador (uma disciplina como eixo norteador e as áreas funcionais da fisioterapia). Os discentes foram divididos em quatro equipes e orientados a escolher um área da Fisioterapia e explorar o conteúdo e apresenta-lo de forma criativa. Os mesmos tiveram que pesquisar sobre a abertura de um consultório, investigaram sobre instituições que oferecem a especialização na área da fisioterapia escolhida, os investimentos necessários em equipamentos, os preços de aluguel de salas, em diferentes pontos da cidade considerados como locais estratégicos pelos alunos e a parte burocrática como concessão do alvará de funcionamento, certificados, especificações para acessibilidade de pacientes com deficiência e liberação pelo CREFITO 4 para início ao atendimento. Realizaram entrevistas com profissionais que atuam na área, questionaram sobre as dificuldades iniciais na abertura do estabelecimento, bem como demandas, investimentos e tempo médio para o retorno financeiro. Impactos: Por meio desse método, foi possível vivenciar e ampliar a visão de como é o mercado de trabalho nas áreas de Osteopatia, Cardiorrespiratória, Pilates e Dermato Funcional.As apresentações foram por peça de teatro, vídeo produzido pelos próprios discentes, tele jornal e paródia. Com a metodologia ativa, o estudante passa a ser o agente de seu aprendizado, com isso o estímulo á crítica e reflexão foram incentivados pelo professor que conduz a atividade. Considerações: O desempenho das equipes ao realizarem diferentes formas de apresentações e recursos proporcionaram aos espectadores uma maior atenção e absorção de conhecimento.