TRABALHANDO HABILIDADES MOTORAS, SENSORIAIS E SOLIDARIEDADE POR MEIO DA RECREAÇÃO EM AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
Introdução: É fato evidente que o setor da educação, em muitas localidades é negligenciado. Com estrutura e recursos nem sempre adequados para atender alunos usuários do sistema público de educação, torna-se necessário o desenvolvimento de técnicas que transmitam conhecimento, benefícios físicos e mentais para aqueles que estão atravessando a fase escolar. Técnicas essas que sejam aplicáveis de forma democrática para superar as peculiaridades que antes impediam ou dificultavam tal transmissão ou para potencializar o que já é transmitido. Descrição: Foi aplicada a atividade Queimada-cega solidária" desenvolvida pelos alunos do 4° período na disciplina de "Atividade de Integração III" do curso de Fisioterapia PUC-MG com 16 alunos do 4° ano da Escola Municipal João Pinheiro com faixa de idade de 9 e 10 anos em um espaço de convivência sob supervisão da equipe técnica responsável. O jogo apresenta regras modificadas do jogo de "queimada" tradicional, sendo elas: As crianças de cada time deveriam se organizar em duplas, as duplas não poderiam se separar, um membro de cada dupla estaria vendado, caso um da dupla fosse acertado ("queimado") ambos seriam eliminados, somente o jogador vendado poderia arremessar a bola sob instruções daquele que enxergava. Terminada a rodada as duplas invertiam as posições e aquele antes vendado, passava a orientar sua dupla. Ao final do jogo foi realizada uma discussão sobre a percepção das crianças ao jogo e quanto às habilidades motoras e sensoriais desenvolvidas como equilibrar-se e orientar- se espacialmente sem o uso da visão e submeter-se à orientação do amigo levando em conta noções de companheirismo e solidariedade no ambiente escolar. " Impactos: A atividade de recreação foi efetiva em sua execução, não foram necessárias grandes intervenções e foi clara a presença do espírito de companheirismo e solidariedade entre as crianças. Quanto às habilidades sensoriais e motoras, as crianças que desviavam da bola evitavam falar alto ou gritar, logo, notando o uso da audição como parte sensorial essencial para o jogo. Inicialmente as bolas eram arremessadas sem muita coordenação ou mensuração de força, o que foi mudando com o decorrer da atividade sendo notável que as crianças aprimoravam suas técnicas e percepção de força a cada vez que jogavam. A elaboração do jogo como técnica de recreação se mostrou eficaz em trabalhar os pontos objetivados além de cumprir a função de ser de fácil execução sem exigir muitos recursos, podendo ser aplicada em mais localidades sem demais empecilhos. Considerações: Com a execução deste trabalho pode-se perceber que a prática de educação associada a atividades lúdicas de jogos e recreação é efetiva e deve ser amplamente difundida além de ser um ótimo atrativo fugindo da rotina da sala de aula, este tipo de atividade promove uma série de benefícios sem a necessidade de uma estrutura complexa tornando-a democrática e mais uma ferramenta a ser aplicada no sistema de ensino.Edição
Seção
Relatos de Experiência - Eixo II Formação e Educação Permanente
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