EDUCAÇÃO EM SAÚDE: INTERVINDO NA COMUNICAÇÃO ENTRE EQUIPE E COMUNIDADE

Autores

  • Brisa Alves de Melo Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto - UFS
  • Danielle Caroline dos Anjos Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto - UFS
  • Franciele Correia Vicente Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto - UFS
  • Jadsa Larissa Alves Ferreira Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto - UFS
  • Lauriana Alves Santana Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto - UFS
  • Morgana Martins Vieira Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto - UFS
  • Samara dos Santos Takagi Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto - UFS
  • Ricardo Goes de Aguiar Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto - UFS

Resumo

INTRODUÇÃO: A subunidade de aprendizagem Prática de Ensino na Comunidade (PEC) utiliza como metodologia de ensino a problematização, possibilitando aos discentes, inserção precoce na comunidade, permitindo maior contato com a realidade da população, sendo a mesma acompanhada durante todo o processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, objetiva-se apresentar um relato de experiência realizado por oito discentes do 2º ano do curso de fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), intervindo na comunicação entre equipe e comunidade, para o fomento de um processo crítico e reflexivo. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O Arco de Maguerez serviu como ferramenta para a realização da atividade. Seguiu-se de seis passos fundamentais: Observação, compreensão e recolha de dados da realidade; Problemas encontrados e suas explicações; Teorização; Identificação das soluções e planejamento da intervenção; Intervenção sobre a realidade; Acompanhamento e avaliação da intervenção. Após observar por meio do passeio ambiental e conversar com a comunidade, os estudantes organizaram duas rodas de conversa: uma com a população e a outra com os profissionais de saúde, com o intuito de compreender as dificuldades enfrentadas pela comunidade no município de Lagarto/SE. A partir dos problemas elencados pela população e profissionais de saúde, o grupo chegou à conclusão de que a maior dificuldade estava na deficiência da comunicação. Com o objetivo de minimizar o problema, foram desenvolvidas as seguintes estratégias: distribuição de folders educativos com a explicação da importância da boa comunicação e os direitos e deveres dos usuários e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de cartazes expostos na Unidade Básica de Saúde com quantidades de fichas e especialidades disponíveis diariamente. IMPACTOS: Destacaram-se as falhas na inter-relação entre profissionais e usuários, tornando necessário fomentar o processo contínuo de educação em saúde para aprimorar a comunicação entre profissional/usuário, promovendo assim a relação entre os mesmos e intensificando a participação popular e harmonia do local. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A atividade proporcionou perceber a importância da comunicação entre os profissionais de saúde e usuários, e sua colaboração no fortalecimento de vínculos. Permitindo problematizar a realidade dos participantes, fazendo com que esses se sentissem parte essencial para a consolidação do processo. Destaca-se que no decorrer de tal processo os discentes enfatizaram a importância da transformação de suas práticas assistenciais, visando à qualidade nos serviços prestados à população, como também o bom convívio entre a equipe a qual pertence.