UMA EXPERIÊNCIA DE METODOLOGIA ATIVA NA DISCIPLINA DE BIOÉTICA EM FISIOTERAPIA
Resumo
Introdução: A dimensão bioética na formação do fisioterapeuta, perpassa pelo ensino e aprendizagem, reforçando compromisso como desenvolvimento e a realização de valores humanizadores e com a conformação da identidade profissional durante a graduação. Os assuntos abordados estão relacionados com a moral, ética e bioética, correlacionando com a prática do fisioterapeuta. De modo a intensificar os conceitos abordados, foi inserida metodologias ativas, onde o aluno é o principal agente do seu aprendizado. Várias foram as atividades visando o conhecimento teórico-prático efetivo, considerando que estes são fatores determinantes para a formação do profissional fisioterapeuta. Descrição: Ao longo da disciplina diversas foram as formas de aprendizagem. As abordagens aconteciam semanalmente com base em artigos científicos, caso clínico e conteúdos ministrado pela docente. A atividade que teve como debate sobre a ética na Fisioterapia, proporcionou aos alunos profundas reflexões e pensamento crítico, além de ser uma contextualizada e não cansativa de se aprender. No decorrer da disciplina a análise dos artigos científicos foi realizada através da paragrafação destacando os pontos mais importantes na prática cotidiana do fisioterapeuta evidenciando aplicabilidades do mesmo. Posteriormente os alunos elaboraram uma resenha crítica dos artigos estudados com a descrição dos pontos principais que foram discutidos anteriormente. Por fim foi realizado um feedback entre os discentes, expondo sua visão e aprendizagem na disciplina. Tal processo fez com que o aluno desenvolvesse o senso crítico para sua vida profissional, que se inicia ainda na faculdade, inclusive acerca de si e das consequências de suas ações sobre os demais. Impactos: O principal impacto observado e percebido com a inserção da metodologia ativa na disciplina de Bioética traduz-se nos registros realizados em sala de aula pelos estudantes para sistematização das experiências, principalmente durante o feedback das atividades realizadas em sala. O aluno passa a perceber que a possibilidade do saber está ao alcance, e que não é específico do professor. Sendo assim, permite ampliar as expectativas em relação à disciplina. Considerações: As atividades propostas durante a disciplina possibilitaram maior participação do estudante de forma crítica e reflexiva na formação do pensamento crítico e a conscientização da importância do saber ético, o que por sua vez reflete no processo de formação para um bom profissional fisioterapeuta.Edição
Seção
Relatos de Experiência - Eixo II Formação e Educação Permanente
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