ENSINO DE CINESIOLOGIA: DA CÉLULA À SOCIEDADE

Autores

  • Bruna Carolina Araújo Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista - UNIFESP
  • Thatiane Lopes Valentim Di Paschoale Ostolin E Vi Dourado Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista - UNIFESP

Resumo

INTRODUÇÃO: A postura ativa do estudante na construção do conhecimento é o princípio norteador do processo de ensino-aprendizagem no ensino de Cinesiologia. Seguindo esse modelo, os módulos de Cinesiologia I e II englobam desde a revisão das estruturas anatômicas, perpassando pelo estudo da biomecânica até a fisiologia do exercício aplicada a clínica. Devido à grande diversidade de temáticas e focos de atuação, a presença de monitores, atuando como auxiliares didáticos, faz-se necessária como facilitadores e promotores da interação professor-aluno, além de proporcionar a vivência didático-pedagógica que fará a diferença na integralidade da sua formação. Com início das atividades em 2013, o projeto conta com a colaboração de 10 alunos, sendo, a priori, apenas um bolsista e os demais voluntários. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Tendo como intuito a elaboração de materiais e a troca de experiências entre estudantes, as atividades foram desenvolvidas segundo as demandas e carências advindas dos próprios alunos, que cursam e cursaram os respectivos módulos. A princípio, foram realizadas a elaboração e construção de materiais para estudo, ações para facilitação da aprendizagem através da prática aplicada e monitorias presenciais e à distância. Dentre os materiais confeccionados, destacam- se gravações dos movimentos humanos com descrição da ativação muscular, provas de função muscular, avaliações de goniometria e aulas teóricas, além de roteiros de estudo dirigido, questionários, sessões tutoriais via Moodle e orientações para ensino baseado em problemas. No que diz respeito ao estudo-livre, foram disponibilizados horários semanais para a discussão dos problemas e a elucidação de dúvidas, assim como a realização de simulados práticos. IMPACTOS: O impacto acadêmico desta iniciativa se orienta no sentido da construção de ferramentas e materiais que possibilitem uma melhor compreensão da teoria, assim como o entendimento de sua indissociabilidade da prática, através de ações desenvolvidas por alunos e destinadas a alunos. Há também a aproximação da prática docente, além do estímulo ao trabalho coletivo, tal qual a investigação e interpretação das principais demandas observadas no decorrer do ensino de cinesiologia de modo a possibilitar o aperfeiçoamento das atividades previstas nos módulos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O impacto acadêmico desta iniciativa se orienta no sentido da construção de ferramentas e materiais que possibilitem uma melhor compreensão da teoria, assim como o entendimento de sua indissociabilidade da prática, através de ações desenvolvidas por alunos e destinadas a alunos. Há também a aproximação da prática docente, além do estímulo ao trabalho coletivo, tal qual a investigação e interpretação das principais demandas observadas no decorrer do ensino de cinesiologia de modo a possibilitar o aperfeiçoamento das atividades previstas nos módulos.