CONTRIBUIÇÕES DA ENEFI NA FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA: UM OLHAR AMPLIADO SOBRE A SAÚDE E A JUSTIÇA SOCIAL

Autores

  • Geísa Dias Wanderley UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
  • José Felix de Brito Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
  • Lucas Oliveira da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
  • Erivaldo Santos de Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
  • Everaldo Pinheiro da Mota Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

Resumo

Introdução: Os espaços formativos e de construção da Executiva Nacional de Estudantes de Fisioterapia (ENEFI) emolduram o presente trabalho. São seus objetivos: Afirmar a importância do Movimento Estudantil em Fisioterapia através da ENEFI; Refletir sobre as contribuições da ENEFi na formação acadêmica e política; Apresentar a ENEFI como instrumento de direcionamento para a formação em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Descrição: O presente relato é um resgate de espaços presenciais e virtuais construídos pelos atuais e antigos membros da ENEFI no período de 2015 a 2018. Nesse período foram realizados três Encontros Nacionais, cinco Encontros Regionais (Norte/Nordeste e Sul/Sudeste) com metodologias que estimulam a autonomia e empoderamento, como a metodologia Josué de Castro, além de reuniões e formações virtuais. As temáticas dos espaços giraram em torno de questões pertinentes ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde como projeto de política social. Os estudantes que se aproximaram dos espaços construídos pela ENEFI e principalmente aqueles que se tornaram membros tiveram a oportunidade de construir e vivenciar o controle social institucional e não-institucional dentro do SUS. Observou-se o engajamento em outros movimentos sociais de defesa do SUS e de uma sociedade igualitária e livre de opressões. Evidenciou-se ainda o desenvolvimento do conceito ampliado de saúde na sua plenitude, incorporando pautas essenciais na luta por justiça social. Impactos: Se por um lado a ENEFI contribuiu de forma essencial na ressignificação de um olhar para a sociedade, por outro lado, trouxe à tona algumas pautas que precisam ser superadas, como por exemplo, o distanciamento dos profissionais e estudantes da área da saúde do debate de questões políticas e sociais. Isto se reflete no pouco envolvimento de trabalhadores da saúde com os problemas sociais das comunidades em que atuam. Estimular desde a graduação a defesa do SUS enquanto projeto de transformação social, bem como o exercício do protagonismo característico da organização estudantil, é capaz de formar profissionais mais comprometidos em mudar a realidade dos territórios em que trabalham. Considerações: Os estudantes que constroem Executivas de Curso ou participam de movimentos sociais muitas vezes são marginalizados ou vistos com olhar de reprovação por docentes e discentes. A ENEFi mostra-se como um espaço potente para formar e estimular os estudantes de fisioterapia na defesa do SUS e na luta contra as desigualdades, consequentemente fisioterapeutas com olhar ampliado sobre os desafios e potencialidades do sistema de saúde e da sociedade.