ENSINO INOVADOR DA ANATOMIA HUMANA COMO FORMA DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE

Autores

  • Marcela Ralin de Carvalho Deda Costa Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • José Humberto Guimarães Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Denise Oliveira Reis dos Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Morgana Martins Vieira Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Vanessa Almeida Fontes Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Larissa Andrade de Sá Feitosa Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Carlos José Oliveira de Matos Universidade Federal de Sergipe - UFS

Resumo

INTRODUÇÃO: O ensino do conteúdo de Anatomia é pedra angular na formação de profissionais da área da saúde e esse conteúdo é tradicionalmente repassado por meio de exposição oral e aulas práticas em laboratórios. Nessa metodologia, há ênfase no método memorístico de ensino, em que o conteúdo de anatomia não é relacionado com outra disciplina. Com a finalidade de romper com essa prática bancária, surgiram metodologias de ensino inovadoras, em que o aluno é o centro do processo de ensino-aprendizagem e o professor apenas um facilitador. Além disso, nas metodologias ativas preconiza-se a integração entre as disciplinas. Com o intuito de apresentar uma metodologia de ensino inovadora de Anatomia Humana e de aproximar a realidade dos estudantes do ensino médio do colégio estadual Silvio Romero e dos discentes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus universitário Professor Antônio Garcia Filho - Campus Lagarto foi proposto o projeto de extensão “Compreendendo o corpo humano: ensino da anatomia humana como forma de integração entre a escola e a universidade”. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O projeto iniciou em janeiro de 2014 e até o momento foram planejados os conteúdos e a metodologia de ensino das aulas, assim, os discentes de graduação foram capacitados a coordenar as aulas/atividades. Foram planejados 16 encontros com duração de 1h cada, que acontecerão uma vez por semana até novembro de 2014. A anatomia de cabeça pescoço, do sistema musculoesquelético, cardiorrespiratório, digestivo e reprodutor será abordada de forma integrada a alguns conteúdos de fisiologia e algumas doenças mais prevalentes que acometem esses sistemas. Como metodologia de ensino será utilizada a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP); identificação das estruturas anatômicas em modelos plásticos, com auxílio de um atlas anatômico; confecção de pôsteres; discussões em grupos de textos e vídeos; concursos de desenhos; e seminários. Foi realizada uma visita ao laboratório de anatomia da UFS, assim como também já foi aplicada uma avaliação objetiva contendo 14 questões (valendo 10 pontos) sobre a anatomia, fisiologia e doenças relacionadas aos sistemas anteriormente citados, com o intuito de avaliar os conhecimentos prévios dos estudantes de ensino médio. Quarenta e nove discentes responderam as questões e a média foi 3,1; o desvio padrão 1,3; o valor máximo 5,8; e o mínimo 0,7. Considera-se que as notas não foram boas e espera-se que as aulas/atividades colaborem para o engrandecimento cognitivo e biopsicosocial dos alunos. Para poder analisar essa evolução, a avaliação objetiva será reaplicada ao término das atividades do projeto e avaliações formativas serão aplicadas após a primeira, 10ª e 18ª aula. IMPACTOS: Durante esses meses de projeto, pudemos notar a integração entre a universidade e a escola. Os estudantes da universidade tornaram-se mais aptos a organizar as aulas/atividades de maneira mais ativa e interativa e entendem a importância de mostrar a metodologia inovadora a qual estão inseridos na UFS, os discentes da escola, por sua vez, demonstram muito interesse em entender a realidade da universidade que pretendem um dia fazer parte. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Nota-se assim, que esse projeto de extensão está sendo um importante elo entre a escola e a universidade.