ESTÁGIO DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

Autores

  • Danyelle Nóbrega de Farias Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Luciana Moura Mendes Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

INTRODUÇÃO: A formação profissional se constitui por bases teóricas e práticas adquiridas durante esse processo, sejam no nível de graduação ou pós-graduação. O estágio docência é uma atividade curricular obrigatória realizada na pós-graduação stricto sensu com o intuito de desenvolver habilidades pedagógicas dos pós-graduandos em sala de aula, auxiliando na descoberta no ato de ensinar. Este relato pretende descrever as atividades do estágio docência das estudantes do mestrado em Modelos de Decisão e Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O estágio docência foi desenvolvido na disciplina Estágio II- Saúde Coletiva, que integra a grade curricular da graduação em Fisioterapia da UFPB, durante o primeiro semestre de 2014. A disciplina foi dividida em ações organizativas e estruturais em conjunto com os professores, aulas teóricas e vivências práticas. Foram abordados temas como: Política Nacional de Atenção Básica, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Política Nacional de Promoção da Saúde, Epidemiologia e outros. Durante a prática pudemos acompanhar os estudantes na rotina de equipes de Saúde da Família, em João Pessoa, com o desenvolvimento de ações em grupos de promoção e prevenção à saúde, atividades com escolares da rede municipal, nos atendimentos domiciliares e no Serviço de Atenção Domiciliar. IMPACTOS: Com o estágio pode-se observar que a inserção dos estudantes de Fisioterapia em um cenário de prática na Saúde Coletiva e de caráter multiprofissional apenas no 8º período é tardia, apresentando dificuldades em relação ao conteúdo e ao interesse na área de atuação da Atenção Básica; assim por diversas vezes foi necessário enfatizar a importância deste nível de atenção e motivá-los à prática. Como é um campo de trabalho muito dinâmico tivemos que desenvolver a criatividade juntamente com os alunos e despertar o interesse dos usuários para atividades em grupos operativos. Foram, ainda, realizadas discussões e reflexões referentes ao processo de trabalho do fisioterapeuta, especialmente no Núcleo de Apoio a Saúde da Família e quanto ao seu papel no Serviço de Atenção Domiciliar. A pós-graduação traz consigo diversos créditos de disciplinas, porém, o contato com o ato de lecionar é proporcionado pela experiência do Estágio à Docência, e é neste momento que se pode enxergar a afinidade ou o desafeto com a docência. Vale salientar, nesta experiência, a vivência dos desafios da docência em área não considerada prioritária por grande parte dos estudantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As atividades do estágio proporcionaram uma visão ampliada do conhecimento, além de ter sido importante instrumento para a nossa formação enquanto futuras profissionais docentes, permitindo a relação teoria e prática, exercitando-a na realidade da sala de aula, formando profissionais mais habilitados; a experiência de lecionar representou um relevante espaço de troca de saberes.