ESTÁGIO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO FATOR DE INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE

Autores

  • Reíza Stéfany de Araújo e Lima Faculdade Maurício de Nassau
  • Nuno Ricardo Tiene Lima Moreira Faculdade Maurício de Nassau

Resumo

INTRODUÇÃO: A atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. É desenvolvida por meio do exercício de práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios bem delimitados. O fisioterapeuta vem adquirindo crescente importância nos serviços de atenção primária à saúde, apesar de sua inserção nesses serviços ser um processo em construção. Baseado nos níveis de prevenção do Sistema Único de Saúde (SUS), o fisioterapeuta é capaz de desenvolver atividades efetivas em todos os níveis de atenção dentro de uma equipe multidisciplinar, enriquecendo ainda mais os cuidados de saúde da população. Para isso, a formação de profissionais fisioterapeutas requer um ensino de qualidade, com embasamento teórico a respeito das leis que regem o SUS, bem como o desenvolvimento de atividades práticas por meio de estágios, os quais são regulamentados pelo Ministério da Educação de acordo com a Lei 6494/77 e do Decreto 8797/82, que confiram aos estudantes competências para a realização de ações no âmbito da atenção básica. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Os estágios foram realizados com alunos de Fisioterapia do quinto período da Faculdade Maurício de Nassau, sob a orientação de um preceptor e um supervisor nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros São José e Funcionários IV no município de João Pessoa-PB, ocorrendo duas vezes por semana, nos turnos matutinos e vespertinos, no período de 07 de abril a 30 de maio de 2014. Foram desenvolvidas as seguintes atividades: participação no Programa de Saúde na Escola (PSE); atendimento domiciliar; formação de grupos de idosos, gestantes e crianças; reuniões e estudos de casos sobre redução de danos com a equipe de saúde da família; ações educativas nas salas de espera; e conhecimento da área de abrangência. IMPACTOS: Os alunos mudaram a concepção que tinham a respeito da atenção básica, uma vez que entenderam a dimensão do seu funcionamento, observando o trabalho multidisciplinar das equipes e a interação com a comunidade, bem como a amplitude de atividades que podem ser executadas. Ficou marcante o fato de os estagiários realizarem os primeiros atendimentos fisioterapêuticos, nos quais foram aplicados os conhecimentos que vêm sendo adquiridos na teoria, com a prática de um atendimento de forma integral. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Um bom embasamento durante a graduação acerca da atuação do Fisioterapeuta na atenção primária é de fundamental importância. Com isso faz-se necessária a preocupação das instituições de nível superior em oferecer estágios para os alunos, a fim de serem desenvolvidas ações que contribuam para a promoção da saúde e assistência coletiva e individual, proporcionando uma interação entre o ensino, o serviço e a comunidade, trazendo enriquecimento não só para os acadêmicos, como também para as unidades que os recebem e, principalmente, para as comunidades que passam a adquirir um serviço em prol de uma melhor qualidade de vida.