Terapia do espelho associada à estimulação elétrica neuromuscular para reabilitação do membro superior de pacientes hemiparéticos por Acidente Vascular Cerebral

Antonio Vinicius Soares, Dionatan Kühl, Fernando Luís Fischer Eichinger, Fabrício Noveletto

Resumo


Objetivo: Avaliar os efeitos de um programa de reabilitação baseado na combinação da Terapia do Espelho (TE) e Estimulação Elétrica Neuromuscular (EENM) para o membro superior de pacientes hemiparéticos por Acidente Vascular Cerebral (AVC). Métodos: Trata-se de um estudo pré-experimental envolvendo cinco pacientes com idade média de 53,8 (±7,6) anos, de ambos os sexos. O programa de tratamento consistiu em 20 sessões, com frequência de duas vezes semanais durante 10 semanas. Foram avaliados quanto a força e destreza manual, recuperação motora, espasticidade, independência funcional e percepção da qualidade de vida. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva (médias e desvios padrões), e o Teste t de Student para comparar medidas de pré e pós-testes das variáveis controladas no estudo. Resultados: O tratamento baseado na TE associada à EENM trouxe benefícios significativos nas variáveis força e destreza manual, recuperação motora e redução da espasticidade, porém, não houve diferença significativa na percepção de qualidade de vida e independência funcional. Conclusão: Esta combinação parece potencialmente interessante para reabilitação do membro superior de pacientes hemiparéticos por AVC, especialmente para aqueles na fase crônica.

Palavras-chave


Acidente Vascular Cerebral; Estimulação Elétrica; Extremidade Superior; Paresia; Modalidades de Fisioterapia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18310/2358-8306.v5n10.p42

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.