Terapia do espelho associada à estimulação elétrica neuromuscular para reabilitação do membro superior de pacientes hemiparéticos por Acidente Vascular Cerebral

Autores

  • Antonio Vinicius Soares Faculdade IELUSC Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Dionatan Kühl
  • Fernando Luís Fischer Eichinger Faculdade Guilherme Guimbala e da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, Joinville, SC – Brasil.
  • Fabrício Noveletto Faculdade Guilherme Guimbala e da Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, SC – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v5n10.p42

Palavras-chave:

Acidente Vascular Cerebral, Estimulação Elétrica, Extremidade Superior, Paresia, Modalidades de Fisioterapia.

Resumo

Objetivo: Avaliar os efeitos de um programa de reabilitação baseado na combinação da Terapia do Espelho (TE) e Estimulação Elétrica Neuromuscular (EENM) para o membro superior de pacientes hemiparéticos por Acidente Vascular Cerebral (AVC). Métodos: Trata-se de um estudo pré-experimental envolvendo cinco pacientes com idade média de 53,8 (±7,6) anos, de ambos os sexos. O programa de tratamento consistiu em 20 sessões, com frequência de duas vezes semanais durante 10 semanas. Foram avaliados quanto a força e destreza manual, recuperação motora, espasticidade, independência funcional e percepção da qualidade de vida. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva (médias e desvios padrões), e o Teste t de Student para comparar medidas de pré e pós-testes das variáveis controladas no estudo. Resultados: O tratamento baseado na TE associada à EENM trouxe benefícios significativos nas variáveis força e destreza manual, recuperação motora e redução da espasticidade, porém, não houve diferença significativa na percepção de qualidade de vida e independência funcional. Conclusão: Esta combinação parece potencialmente interessante para reabilitação do membro superior de pacientes hemiparéticos por AVC, especialmente para aqueles na fase crônica.

Biografia do Autor

Antonio Vinicius Soares, Faculdade IELUSC Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Fisioterapeuta, Doutor em Ciências do Movimento Humano.Professor da Faculdade IELUSC e da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE.

Dionatan Kühl

Fisioterapeuta Especialista em Terapia Manual

Fernando Luís Fischer Eichinger, Faculdade Guilherme Guimbala e da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, Joinville, SC – Brasil.

Fisioterapeuta, Mestre em Ciências do Movimento Humano. Professor da Faculdade Guilherme Guimbala e da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, Joinville, SC – Brasil.

Fabrício Noveletto, Faculdade Guilherme Guimbala e da Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, SC – Brasil.

Engenheiro Eletricista, Doutor em Engenharia Elétrica. Professor da Faculdade Guilherme Guimbala e da Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, SC – Brasil.

Downloads

Publicado

19-11-2019