EXPERIÊNCIA DO USO DO MAPA CONCEITUAL NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DE FISIOTERAPIA

Autores

  • Nayane Santos Silva UCDB
  • Nilayne Barbosa Gomes UCDB
  • Fernanda Fagundes Barreto de Almeida UCDB
  • Gemina Naomi Alves Sanabria UCDB
  • Ana Beatriz Gomes de Souza Pegorare UCDB
  • Carlos Alberto Tavares UCDB

Resumo

INTRODUÇÃO: O mapa conceitual compreende uma estratégia de ensino que busca superar o simples dizer do conteúdo por parte do professor. Sabe-se que na aula tradicional, que se encerra em uma exposição de tópicos, não se pode afirmar acerca da apreensão do conteúdo pelo aluno. O mapa conceitual consiste na construção de diagramas que indica a relação de conceitos em uma perspectiva bidirecional, procurado mostrar as relações entre os conceitos e a estrutura do conteúdo na perspectiva do aluno. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Na disciplina de História e Fundamentos de Fisioterapia da Universidade Católica Dom Bosco os alunos foram orientados pelo professor a elaborarem em pequenos grupos um mapa conceitual sobre a História da Fisioterapia no Mundo. Após a elaboração do mapa conceitual os grupos compartilharam os mapas com os demais colegas e tiveram a oportunidade de compara-los, e complementa-los. Ao término do semestre foram avaliadas as impressões dos alunos com o objetivo de avaliar o impacto da metodologia ativa sobre a apreensão do conteúdo pelos alunos do primeiro ano do Curso de Fisioterapia nesta disciplina. IMPACTOS: A grande maioria dos alunos (90%) relataram que aprovaram o uso do mapa conceitual em sala de aula, classificando-o como um método dinâmico, interativo e que requer criatividade. Quando questionados em relação as dificuldades encontradas a maioria relatou que trabalho foi exaustivo, houve dificuldade nas relações interpessoais em alguns grupos, na seleção e organização dos descritores. Também pode observar que o uso do mapa conceitual faz com que o aluno supere a passividade mental, trabalhe coletivamente, exercite a capacidade crítica, a organização de dados e a capacidade de verbalizar o seu entendimento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O mapa conceitual serviu ao professor como uma ferramenta para acompanhar as mudanças na estrutura cognitiva dos estudantes ao longo da disciplina e como uma forma diferente, criativa e crítica de aprofundar o conteúdo.