FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA: O SIGNIFICADO DA INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO PERÍODO NOS CENÁRIOS DE PRÁTICA DA PROFISSÃO

Autores

  • Marina Gomes Fagundes Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Jeane Constantino Pereira Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Dailton Alencar Lucas de Lacerda Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Ramayana Rubianne Galdino Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Daniele Lüdtke Hinerasky Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

INTRODUÇÃO: A disciplina História e Fundamentos da Fisioterapia, ministrada no primeiro período do curso, apresenta aos estudantes os fundamentos básicos, bem como os acontecimentos que marcaram a história da Fisioterapia enquanto ciência e profissão. Seu principal objetivo é contribuir para uma formação profissional generalista articulada às demais ciências correlatas, numa visão ética-crítica-reflexiva-criativa, predominando a dimensão do cuidado integral em saúde. Visando inserir desde o início do curso o acadêmico à realidade profissional, um dos recursos metodológicos utilizados pela disciplina é a visita aos espaços de atuação da fisioterapia, Pois, com isso, preconiza-se que o ensino, ao incorporar a dada realidade, contribui para ampliar a compreensão da formação e aumentando percepção dos alunos quanto à perspectiva deste à sua própria graduação. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: No início do período, são acordadas parcerias com as diferentes instituições que oferecem serviços a fisioterapia, sendo estas: Associação Paraibana de Equoterapia (ASPEQ), Clínica Escola de Fisioterapia da UFPB, Clínica Infantil de Fisioterapia da UFPB, Centro de Práticas Integrativas e Complementares (PIC) - Espaço Equilíbrio do Ser, Hospital Universitário Lauro Wanderley, nos setores de ambulatório, enfermaria e UTI, e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Conta-se com o apoio de três monitoras nessa disciplina que facilitam os contatos dos estudantes com os espaços de vivência. As visitas são orientadas por um cronograma pactuado entre os serviços e a disciplina. A turma é dividida em subgrupos que visitam esses espaços no dia e horário combinados, onde um preceptor do local mostra o espaço de trabalho, os recursos utilizados, explica o processo de trabalho, além da possibilidade de observar intervenções práticas do fisioterapeuta. Essa atividade tem sido aprovada pelos alunos, sendo reconhecida como uma ação facilitadora da sua formação. IMPACTOS: Por meio dessa atividade extraclasse é feita uma das avaliações processual e formativa dos alunos. Como a disciplina é norteada pelos fundamentos da metodologia ativa problematizadora, a educação popular, no fim do período, após todas as visitas, os alunos sistematizam um portfólio com materiais e recursos produzidos nos locais, tais como, gravações, fotos e anotações. Estes são anexados ao mesmo com reflexões e impressões pessoais acerca dos locais visitados. Ao final da disciplina, num método de avaliação participativa, os alunos consideram a experiência positiva, que afirmam a importância desta para a sua percepção enquanto futuros fisioterapeutas, desmistificando o caráter apenas reabilitador e ampliando a visão das inúmeras possibilidades de atuação da fisioterapia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A lacuna entre ensino e teoria acaba sendo preenchida pela prática, numa perspectiva dialética, onde o estudante pode conhecer proximamente a realidade de sua profissão, bem como moldar o seu perfil de forma mais autônoma, sendo corresponsável pela sua educação. As visitas aos cenários da fisioterapia, fundamentadas pela utilização de metodologias de ensino ativas permitem a interação entre todos os alunos, estimulando uma formação integrada, direcionada para as necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde do nosso país.