MODELOS DIDÁTICOS COMO POTENCIALIZADORES NO ENSINO EM FISIOTERAPIA

Autores

  • Alecsandra Pinheiro Vendrusculo UNIVERSIDADE FRANCISCANA
  • Fernanda Saccomori Universidade Federal de Santa Maria
  • Leonan Guerra Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patrícia Marega Universidade Federal de Santa Maria
  • Valesca Vargas Vieira Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Rosa Chitolina Schetinger Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v6n12.a11

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Modelo didático, Fisioterapia

Resumo

Contextualização: as demandas atuais sociais exigem dos educadores a busca de novos caminhos e novas metodologias de ensino que foquem no protagonismo dos estudantes, favoreçam a motivação e promovam a autonomia destes, buscando pela articulação do conhecimento teórico-prático. O objetivo da pesquisa foi desenvolver modelos didáticos durante uma disciplina do curso de Fisioterapia para auxiliar os acadêmicos no estudo de estruturas complexas, visando um maior aprendizado do conteúdo teórico desenvolvido em sala de aula. Descrição da Experiência: o trabalho foi desenvolvido no módulo de Fisioterapia e Saúde da Mulher, no período de fevereiro a maio de 2018. Os alunos foram divididos em pequenos grupos e as atividades foram desenvolvidas em três etapas: planejamento, construção e apresentação dos modelos didáticos. Cada grupo selecionou o material que foi usado para a confecção dos modelos. Foi escolhida a criação de modelos didáticos para promover uma aula mais atrativa e que despertasse maior interesse nos alunos. Impactos: foram confeccionados quatro modelos didáticos os quais representam a anatomia da mama, tipos de mastectomia, o sistema urinário e a gestação. Pode-se observar que o uso deste tipo de estratégia, permitiu que os alunos experimentassem um processo de construção do conhecimento, passando por momentos de dúvidas e incertezas, mas que estimulou a participação ativa do estudante, despertando o interesse dos mesmos e permitindo a aproximação do conhecimento científico de maneira interativa e motivadora. Considerações finais: verificou-se que o uso de modelos didáticos possibilitou ao discente a troca de concepções, a vivência do trabalho em equipe e da socialização. O docente conseguiu vivenciar um processo dinâmico, em que fosse o norteador da construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Leonan Guerra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

15-06-2020