NOVAS FORMAS DE TRABALHAR O PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA NA FORMAÇÃO DO FUTURO FISIOTERAPEUTA

Autores

  • Denis Frota Guimarães Instituto de Teologia Aplicada - INTA
  • Danielle Gonçalves Fernandes Vieira Barbieri Instituto de Teologia Aplicada - INTA
  • Leandro Gomes Barbieri Instituto de Teologia Aplicada - INTA

Resumo

INTRODUÇÃO: O processo de ensino aprendizagem passa por transformações de tempos em tempos, com o avançar dos anos é necessário que o professor possa buscar novas formas de ensinar aos acadêmicos através dos meios disponíveis. E isto deixa muitos dos profissionais angustiados e os acadêmicos ficam na esperança que o ensino seja prazeroso na construção do conhecimento dentro do ambiente universitário. Mas a trajetória educacional dada pelas fases escolares, que tem como “final da cadeia”, o ingresso no ensino superior onde o indivíduo faz, enfim, a opção por uma carreira profissional, evidencia uma relação clara entre trabalho e educação, dada pela lógica da formação educacional/profissional. Sabe - se que o ensino clássico pode resultar, para muitos estudantes, num retardamento da maturidade, já que exige dos alunos uma total dependência dos professores e currículos estabelecidos. A possibilidade de sair do modelo tradicional de ensino para novo processo, transformar o aluno como centro do conhecimento e estabelecer uma maior motivação no que será aprendido é dever do professor que atue no processo de construção do ensino aprendizagem do aluno universitário. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: No curso de Fisioterapia das faculdades INTA trabalha-se o desenvolvimento criativo do acadêmico, de forma que os três professores buscaram utilizar esta criatividade desde o primeiro semestre, onde utiliza-se a técnica de modelagem de peças anatômicas. Na qual o aluno constrói peças anatômicas com Biscuit. Mas também é utilizado a criação de vídeos de curta ? metragem nas disciplinas básicas e avançadas do curso de fisioterapia. Neste momento os acadêmicos são direcionados para construir um roteiro, filmar e editar estes vídeos que abordam os temas atuais da profissão. Fica cada vez mais evidente que quando o professor utiliza estas novas tecnologias, o aluno tem uma maior motivação com a profissão escolhida e a importância de fazerem parte do processo da construção do conhecimento, através da criação de uma peça anatômica com o Biscuit e/ou vídeo sobre a atuação do fisioterapeuta no mercado de trabalho no município de Sobral - CE. IMPACTOS: O interesse dos acadêmicos pela profissão escolhida, aumenta em itens que são relatados pelos mesmos, como: aumento do tempo de estudo extraclasse, melhor compreensão da utilização da Anatomia Humana pelo fisioterapeuta e maior motivação em relação à profissão escolhida. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A busca pela aprendizagem é continua e sofre mutações a todo o momento, com isto o professor, no mundo atual, tem o dever de estar atualizado com as novas tecnologias. E ao ser repassado aos acadêmicos durante a sua formação, tem que ser dinâmica eficiente e, acima de tudo, com domínio que o mesmo queira continuar os estudos. Durante este período de utilização destas duas técnicas, observa que a motivação dos acadêmicos, junto com a dedicação reflete no nível de conhecimento adquirido pelos mesmos.