O PROJETO VER-SUS COMO FERRAMENTA PARA A REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Autores

  • Alisson Eduardo Ferreira Machado Universidade Federal do Paraná
  • Letícia Stanczyk Universidade Federal do Paraná
  • Daniel Canavese de Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Olga Estefânia Duarte Gomes Universidade Federal do Paraná

Resumo

INTRODUÇÃO: A integração entre a tríade educação, trabalho e saúde é, reconhecidamente, área crítica do processo de reorientação do setor da saúde. O Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS Brasil) é uma iniciativa do Movimento Estudantil, Ministério da Saúde e colaboradores. Trata-se de um estágio observacional com propósito de oportunizar vivências na realidade do sistema e de aprofundamento de discussões sobre o trabalho em equipe, gestão, atenção à saúde, educação, controle social e movimentos sociais. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A 2° edição do Projeto no Paraná ocorreu em Curitiba e Litoral do Paraná (Paranaguá e Pontal do Paraná) no período entre 5 e 11 de outubro de 2013, com a articulação estudantil e apoio da Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal da Integração Latino-Americana e Escola de Saúde Pública do Paraná. Participaram 20 viventes e 4 facilitadores, sendo 4 estudantes de Fisioterapia de distintas Instituições de Ensino Superior. As vivências foram mediadas pelos facilitadores e contemplaram o cotidiano dos trabalhadores de saúde, rodas de conversas com gestores, coordenadores e profissionais de diversos setores da saúde e realidades de comunidades locais, em especial dos moradores do Aterro da Caximba e Comunidade de Pescadores. Para tanto, foram visitados Unidades Básicas de Saúde, Hospitais, Unidades de Pronto-Atendimento, Estratégias da Saúde da Família, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Centros de Atenção Psicossociais, Regionais de Saúde e comunidades locais. IMPACTOS: Pode-se identificar as organizações de saúde nos municípios e suas políticas de gestão; os fluxos, condições e processos de trabalhos; a multidisciplinaridade, intersetorialidade e multiprofissionalidade; a participação popular no desenvolvimento e planejamento em saúde; cobertura de ações e serviços destinados à população; compreensão da complexidade que envolve o sistema, seus limites e potencialidades. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto, A participação neste projeto permitiu a aproximação de atores interessados em conhecer o SUS, sensibilizando-os para a importância do trabalho interdisciplinar, troca de saberes e ampliação da visão sobre as práticas de saúde desenvolvidas nos cenários, compartilhando espaços de mobilização entre seus pares e contribuindo para o desenvolvimento de formação política, da construção de redes de apoio e fortalecendo a formação de agentes multiplicadores e transformadores da realidade social.