O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA

Autores

  • Jeane Constantino Pereira Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Marina Gomes Fagundes Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Ramayana Rubianne Galdino Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Ingrid de Almeida Becerra Pérez Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Dailton Alencar Lucas de Lacerda Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

INTRODUÇÃO: A disciplina de História e Fundamentos da Fisioterapia é ministrada no primeiro período do curso e tem por objetivo principal apresentar aos estudantes os fundamentos básicos da Fisioterapia, promovendo uma formação generalista articulada às demais ciências correlatas, numa visão ética-crítica-reflexiva-criativa, de forma integralizada entre homem e sociedade. Por ser um período de transição do acadêmico para o ambiente universitário onde, neste espaço, o conhecimento é fragmentado e estimulador da especialidade precoce, faz-se necessária a utilização de metodologias de ensino que integrem o conhecimento das diferentes disciplinas e valorize o saber do estudante, tornando-o protagonista e co-responsável pelo processo ensino-aprendizagem. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: No âmbito da disciplina de História e Fundamentos da Fisioterapia, busca-se utilizar os fundamentos da Educação Popular em Saúde onde a dialogicidade, o respeito, a troca de saberes, a autonomia e a interação do coletivo durante as aulas, são o fio condutor do processo. O desenvolvimento dos encontros, são antecipadamente pactuados pelo grupo, que estabelece os compromissos que deverão ser assumidos por todos. Dinâmicas como rodas de conversas, esquetes teatrais, seminários criativos e debates participativos, marcam esses encontros, onde a amorosidade é um afeto bastante cultivado. A avaliação segue a mesma orientação, sendo realizada de forma processual e formativa, de caráter mais qualitativo, com base na participação das atividades da disciplina e na construção de um portfólio individual, que deve ser elaborado de forma criativa e reflexiva. Também são aplicados baremas para estabelecer conceitos e graus claros às avaliações dos seminários. O trabalho foi realizado através de observação participante sistematizada ao longo de dois semestres. IMPACTOS: Os produtos resultantes foram: territorialização dos espaços universitários, produção de vídeos, realização de peças teatrais, jogo no formato QUIZ com perguntas e respostas relacionadas ao objeto de estudo da fisioterapia, elaboração de portfólios onde o estudante constrói de forma pessoal e crítica suas impressões acerca da sua experiência na disciplina, além de planejamento e realização do I Seminário Pessoense de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, evento que envolveu mais de trezentas pessoas entre estudantes e professores das diversas instituições de ensino superior de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Município de João Pessoa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A formação no ensino superior como um dos elementos do quadrilátero da saúde que, juntamente com a gestão, a assistência e o controle social, formam o espaço estratégico para construção do cuidado integral e equipe em saúde deve ser trabalhada desde o início de forma interdisciplinar e integralizadora. A proposta de uma prática pedagógica ativa e inovadora é um desafio que deve ser vivenciado para que se obtenha uma educação participativa e desfragmentada. Assim, o paradigma do perfil do futuro profissional será norteado pela humanização e percepção do indivíduo como um todo em sua prática cotidiana. Por fim, o uso de metodologias ativas estimula a autonomia do estudante e o torna agente transformador da sua realidade através da valorização de suas potencialidades e co-responsabilização pela construção do seu conhecimento.