OFICINA DOS QUATROS PILARES DO APRENDER: TECENDO UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O PLANO DE ENSINO

Autores

  • Andréa Carla Brandão da Costa Santos Centro Universitário de João Pessoa- UNIPÊ
  • Iza Neves de Araújo Nascimento Centro Universitário de João Pessoa- UNIPÊ
  • Nálbia Roberta Araújo da Costa Centro Universitário de João Pessoa- UNIPÊ
  • Annuska Vieira da Fonseca Centro Universitário de João Pessoa- UNIPÊ
  • Ana Maria Delgado Santos Centro Universitário de João Pessoa- UNIPÊ
  • Iara Medeiros de Araújo Centro Universitário de João Pessoa- UNIPÊ

Resumo

INTRODUÇÃO: A educação tenta desencadear no discente um papel de transdisciplinariedade na busca de construção de redes de mudanças sociais. Para conseguir esse propósito, é preciso desenvolver métodos de ensino que admitam práticas pedagógicas, ética, crítica, reflexiva e transformadora para efetivamente alcançar a formação. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Foi realizado com os discentes do oitavo e nono período do curso de fisioterapia do UNIPÊ, uma discussão, em pequenos grupos, acerca da importância do plano de ensino dos respectivos períodos, no semestre 2013.2, com o desafio de articular os objetivos, as habilidades e competências propostas pelo plano. Foram apresentados pelos docentes facilitadores os quatros pilares do aprender: Aprender a conhecer, ser, fazer e viver junto. Em seguida, cartolinas com os quatros pilares foram expostas pelos pontos da sala de aula. Os discentes foram distribuídos de acordo com cada temática. A construção da atividade seguiu os seguintes passos: leitura reflexiva do plano de ensino, identificação e avaliação dos verbos utilizados no plano de ensino e distribuição das ações pedagógicas nos quatro pilares do aprender. Após a reflexão, foram orientados a discutirem, em grupo maior, como foi feita a articulação. IMPACTOS: Essa metodologia propiciou aos discentes uma oportunidade de vivenciar e valorizar a aquisição de novos saberes a cerca do plano de ensino, contribuindo assim no processo de formação acadêmica. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A ação desenvolvida viabilizou uma visão ampliada sobre o plano de ensino levando o conhecimento, a identificação e a compreensão de forma mais efetiva do plano de ensino do Estágio Supervisionado II e III, estimulando a integração em grupo e favorecendo a comunicação entre professor- aluno.