APLICAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AUDITORIA EM SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA DO SUS NA BAHIA

Autores

  • Rizmara do Vale Araújo Hospital Municipal de Salvador-BA
  • Italo Santos Aleluia Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Fabiane Costa Santos Secretaria de Saúde do Estado da Bahia
  • Anderson Freitas de Santana Fundação Estatal de Saúde da Família-BA

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v7n13.a5

Palavras-chave:

Auditoria médica, Sistema único de saúde, Fisioterapia, Serviços de saúde

Resumo

O objetivo deste estudo foi aplicar um instrumento de auditoria em fisioterapia, para analisar o grau de conformidade em dois serviços ambulatoriais de fisioterapia do SUS na Bahia. Realizou-se um estudo de caso com análise de dois serviços: um da rede própria e outro contratualizado. Utilizaram-se a análise documental, a observação não participante, a entrevista com informantes-chave e o registro em diário de campo. Os serviços foram analisados a partir de um escore simples para cada critério pertencente às seguintes dimensões: verificação normativa, estrutura física, gestão de pessoas, recursos materiais, organização, funcionamento e gestão de resultados. Ambos os serviços foram classificados com grau de conformidade incipiente, por não atenderem a, pelo menos, 50% dos critérios de conformidade exigidos no instrumento de auditoria aplicado. No serviço da rede própria, as dimensões com maior inconformidade corresponderam à adequação normativa (0 do total de 5 pontos), aos recursos materiais (1 do total de 8 pontos) e à gestão de resultados (3 do total de 13 pontos). Já no serviço contratualizado pelo SUS, as maiores inconformidades foram evidenciadas na gestão de pessoas (5 do total de 16 pontos), organização e funcionamento (3 do total de 17 pontos) e gestão de resultados (1 do total de 13 pontos). Novos estudos sobre auditoria em fisioterapia no SUS são necessários em cenários municipais e estaduais, bem como a formulação de novos instrumentos que atualizem dimensões e critérios de análise para refinar estratégias metodológicas nas auditorias de fisioterapia do SUS.

Biografia do Autor

Rizmara do Vale Araújo, Hospital Municipal de Salvador-BA

Fisioterapeuta. Especialista em Auditoria de Sistema e Serviços de Saúde (UFBA).

Italo Santos Aleluia, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Fisioterapeuta. Especialista em Saúde Pública (UNESA). Mestre e Doutorando em Saúde Pública (ISC/UFBA). Professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Fabiane Costa Santos, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

Fisioterapeuta. Especialista em Auditoria de Sistema e Serviços de Saúde (UFBA). Mestre em Saúde Coletiva (ISC/UFBA). Professora da Universidade Salvador (UNIFACS) e Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).

Anderson Freitas de Santana, Fundação Estatal de Saúde da Família-BA

Fisioterapeuta. Especialista e Mestre em Saúde Coletiva (ISC/UFBA). Sanitarista da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (DAB/SESAB).

Downloads

Publicado

16-07-2020