OS BENEFÍCIOS DA INSERÇÃO PRECOCE À PRÁTICA DOS DISCENTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA

Autores

  • Letícia Fernandez Frigo Centro Universitário Franciscano
  • Thomaz da Cunha Figueiredo Centro Universitário Franciscano
  • Alecsandra Pinheiro Vendrusculo Centro Universitário Franciscano

Resumo

INTRODUÇÃO: Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Fisioterapia (2012), salienta-se a inserção precoce de acadêmicos a prática profissional, a fim de reduzir a dissiparidade entre a realidade e o mundo acadêmico, preparando os discentes para encarar a profissão em suas múltiplas faces. A inserção precoce do acadêmico de fisioterapia pode possibilitar inúmeros benefícios como despertar o interesse pela profissão, desenvolver habilidades e competências do ser fisioterapeuta, promover o pensamento crítico-reflexivo acerca da realidade multifacetada e, assim prepará-lo melhor para sua atuação. Com isso, este estudo apresenta os benefícios da inserção precoce à prática dos alunos do curso de fisioterapia. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Na disciplina de Educação em Saúde, no 1º semestre do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano/RS, durante o 1º semestre, desenvolvem-se atividades práticas no nível de atenção secundário com idosas em uma casa de amparo em um convento que abriga irmãs em Santa Maria/RS. Nessas atividades práticas, participaram, geralmente, um grupo de 40 discentes do primeiro semestre do presente curso, divididos em quatro turmas de dez alunos. Durante o semestre da disciplina são ministradas aulas acerca das habilidades profissionais do fisioterapeuta, condições de saúde e sinais vitais (avaliação dos sinais vitais), educação para a prevenção de acidentes e primeiros socorros, acessibilidade, saneamento, vigilância em saúde, educação ambiental e promoção da saúde. Todas as aulas são expositivas e dialogadas, com apresentação de seminários durante o semestre letivo, discussão de artigos científicos, aulas práticas e demonstrativas, com ênfase à auto experimentação, práticas de atuação profissional em diferentes níveis de atenção a saúde. A respeito da avaliação dessa disciplina ocorre o acompanhamento do processo e do produto da relação ensino-aprendizagem com metodologias ativas e técnicas pedagógicas clássicas com questionários objetivos e subjetivos, estudo de casos clínicos, interpretações de textos e artigos científicos, dinâmicas de grupo e um portfólio, onde os alunos descrevem todas suas percepções destas práticas iniciais. IMPACTOS: A precoce vivência prática pode proporcionar a contextualização da teoria verificada em ambiente de sala de aula e torna-se fundamental para a humanização do discente. Além disso, oferece uma vivência transcorrida por princípios de cidadania e intregralidade do ser humano à caminho da formação de profissionais responsáveis pelo o outro, atentos às demandas sociais, sensibilizados com as mazelas infortunas em sua realidade local e global e, consequentemente, instigado à produção de ações e estratégias para todas as mudanças necessárias para a qualidade de vida do todo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Acredita-se que a inserção precoce desses acadêmicos é imprescindível para a formação profissional, já que diante das situações que se encontram poderão desenvolver suas competências e habilidades como profissional. Compreende-se que a fisioterapia dá-se a partir da prática, do movimento sinérgico do pensar e do agir. Com isso, o discente que compreende o que vê e aplica sapientemente seus conhecimentos é aquele que desde sempre experienciou a realidade como ela é.