PET SAÚDE VIGILÂNCIA: VIVENDO E APRENDENDO

Autores

  • Risomar da Silva Vieira Universidade Estadual da Paraíba – UEPB / Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande / SMS - CG
  • Alecsandra Ferreira Tomaz Universidade Estadual da Paraíba – UEPB / Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande / SMS - CG

Resumo

INTRODUÇÃO: De acordo com o segundo artigo da Portaria Interministerial número 421, o PET-Saúde/VS (Programa de Educação para o trabalho em Saúde / Vigilância em Saúde) tem como pressuposto a educação para o trabalho. Esse Programa se caracteriza como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais de saúde, bem como a iniciação de vivências e práticas direcionadas aos estudantes da área da saúde. Essas atividades acontecem de acordo com as necessidades do SUS, tendo como perspectiva as necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa nas instituições de ensino. Seguindo essas premissas, O Projeto Pet Saúde Vigilância desenvolvido na UEPB tem como temática a hipertensão e a diabetes e é desenvolvido em duas unidades de saúde da família no município de Campina Grande - PB. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O Projeto Pet Saúde em atividade na Universidade Estadual da Paraíba em parceria com a Secretaria de Saúde de Campina Grande se realiza em duas comunidades da cidade: Ramadinha e Araxá. São territórios com características similares onde se destacam o baixo índice de escolaridade, a baixa renda familiar e a violência. Nas duas localidades é registrada uma alta notificação de hipertensão e diabetes, constituindo-se em uma das mais identificadas pelas equipes de saúde da família. Diante dessa realidade, os estudantes acompanhados dos preceptores e tutores desenvolvem ações voltadas para o controle e a prevenção dessas duas afecções deletérias a qualidade de vida das pessoas acometidas. IMPACTOS: A experiência tem mostrado ganhos significativos nas atividades desenvolvidas pelo grupo de estudantes dos cursos de fisioterapia, enfermagem, odontologia e psicologia, a exemplo das visitas nos domicílios, levantamento de casos e atividades de educação e saúde. Nessas ações observam-se os desafios para se ter um trabalho em equipe bem como a construção de práticas interdisciplinares. Outro resultado de relevância para o aprendizado é a vivencia da realidade do processo de trabalho na atenção básica, onde se experimenta in loco as dificuldades do cotidiano do cuidado nesse nível de atenção à saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Iniciativas como a do PET SAÚDE são fundamentais para a formação do profissional de saúde que atenda ao SUS. Um profissional crítico, reflexivo e que seja capaz de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados a população. Um profissional competente no seu ATO e que colabore para uma participação social consciente e responsável em prol do SUS que a população necessita, verdadeiramente, universal, integral, com equidade e qualidade.