PORTFÓLIO: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE REFLEXÃO E APRENDIZADO

Autores

  • Ingrid de Almeida Becerra Pérez Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Ana Gabriela de Figueiredo Araujo Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Ericka Ellen Cardoso da Silva Diniz Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Jeane Constantino Pereira Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Luciana Margarida de Santana Madruga Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

INTRODUÇÃO: A prática tem um papel importante no processo formativo, pois coloca o estudante em contato com a realidade do seu futuro campo de trabalho, desenvolvendo nele habilidades e competências profissionais. Entretanto, quando o estudante não é estimulado a construir um pensamento crítico pode se tornar limitado. Nesse sentido, a reflexão da ação direciona a construção de uma práxis. Estratégias pedagógicas que incentivem o pensamento crítico-reflexivo dos estudantes são fundamentais para formação de profissionais capacitados e comprometidos com a sociedade. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A disciplina de Estágio II - Saúde Coletiva, oferecida pelo curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desenvolve suas atividades práticas no Grotão, bairro periférico do Município de João Pessoa, onde os estudantes, sob a supervisão de três professores, desenvolvem atividades, tais como: visita domiciliar, atividades coletivas na perspectiva da educação em saúde junto à comunidade e aos profissionais de saúde. A disciplina introduziu na metodologia de ensino a elaboração de portfólio como instrumento pedagógico de aprendizado e avaliação, em que os estudantes devem sistematizar suas ideias embasados na teoria problematizadora, relatando vivências significativas obtidas das experiências do estágio e refletir criticamente sobre elas, inclusive fundamentando teoricamente e feedback do docente. Além disso, portfólio continha elementos pré-textuais; relato de todas as atividades realizadas no semestre no cenário de prática, a saber: planejamento e execução de ações direcionadas aos escolares do ensino fundamental de uma escola municipal do bairro, projeto de avaliação ergonômica dos postos de trabalho das unidades de saúde da família do Grotão, Escola de Postura voltada para a comunidade, avaliações e evoluções das visitas domiciliares; e considerações finais. IMPACTOS: A partir da experiência adquirida e compartilhada em rodas de conversa ao final do semestre letivo, percebeu-se que a elaboração do material provocou a ampliação do olhar sobre os acontecimentos cotidianos na comunidade, o processo de trabalho nos serviços de saúde e a Estratégia de Saúde da Família. Nessa perspectiva, a produção do portfólio como estratégia de avaliação processual possibilitou não só a avaliação do desempenho dos estudantes, mas também a auto avaliação contínua desses, bem como o fornecimento de feedback, essenciais para consolidação do conhecimento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Desse modo, o portfólio é um instrumento válido para a produção do conhecimento e contribuição na formação de um profissional comprometido com a realidade social.