PRECEPTORIA EM FISIOTERAPIA: EXPERIÊNCIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE JUNTO À PÚBLICOS VULNERÁVEIS

Autores

  • Kelvia Maria Oliveira Borges Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Elivânia Silveira de Brito Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Antonio Éder Albuquerque Teixeira Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Mayara Paz Albino dos Santos Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Paula Negrão da Silva Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Raimunda Hermelinda Maia Macena Universidade Federal do Ceará - UFC

Resumo

INTRODUÇÃO: Preceptores são profissionais de uma determinada área que atuam na recepção e acolhimento de profissionais em formação com vistas propiciar um cenário de aprendizagem com orientações e auxílio no processo de ensino-aprendizagem no cotidiano de práticas. O programa de extensão de Promoção da Saúde a Públicos Vulneráveis (PROSA) do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC) tem por missão consolidar a prática da Extensão possibilitando a constante busca do equilíbrio entre as demandas socialmente exigidas e as inovações que surgem do trabalho acadêmico da formação do Fisioterapeuta e encontra nos preceptores a viabilização desta missão. Este estudo visa descrever a experiência e percepção de preceptores sobre esta experiência na fisioterapia para promoção da saúde. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Relato de experiência docente-assistencial-promotora da saúde, de natureza descritiva e qualitativa sob a ótica de 6 profissionais fisioterapeutas envolvidos com as tarefas de preceptoria voluntaria de um programa de extensão em fisioterapia de uma universidade pública na cidade de Fortaleza/CE, entre julho de 2013 a maio de 2014. Os preceptores são vinculados a públicos específicos, de acordo com suas afinidades, e desenvolvem atividades semanais de planejamento e intervenção educativa com vistas promoção da saúde, prevenção de doenças e incapacidades além de atividades de educação em saúde, ensino e pesquisa. IMPACTOS: As mudanças frequentes na educação e no sistema de saúde brasileiro exigiram transformações que ocasionaram um novo perfil de preceptor. Mais crítico, porém contemplando as especificidades do educando e o seu background de conhecimento, proporcionando assim liberdade para esclarecer dúvidas e atenuar inseguranças constantes nesse processo de trabalho coletivo. As atividades de preceptoria estimulam a independência e autonomia dos acadêmicos, incentivando a construção de conhecimento e o ato de pensar do educando. O preceptor acompanha a proposição, planejamento e desenvolvimento de ações educativas e estratégias de saúde coletiva em fisioterapia. É dever do preceptor, por meio do exemplo e da atitude, fomentar a humanização e sua atuação envolve ações de formação técnica-cientifica, orientação e supervisão das atividades de extensão desenvolvidas pelos acadêmicos. Os preceptores relatam o impacto do enriquecimento profissional e pessoal. A habilidade mais citada foi a capacidade de ser um canal de facilitação da aprendizagem para os profissionais em formação, o que demanda e proporciona, simultaneamente, maior habilidade prática do seu conhecimento técnico - científico no desenvolvimento das atividades. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Para explicitar a preceptoria para públicos vulneráveis é primordial contextualizar a relação do preceptor junto aos estudantes como um facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Diversos fatores retratam o beneficio da preceptoria junto a públicos vulneráveis, bem como a utilização desta experiência para enriquecimento do profissional fisioterapeuta e dos indivíduos alvos da intervenção em saúde.