PRIMEIROS SOCORROS: UMA AÇÃO EDUCATIVA COM TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Autores

  • Antonio Lucas Oliveira Gois Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Luana Bandeira De Mello Amaral Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Kelvia Maria Oliveira Borges Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Maria Aridenise Macena Fontenelle Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Raimunda Hermelinda Maia Macena Universidade Federal do Ceará - UFC

Resumo

INTRODUÇÃO: A indústria da construção civil é considerada uma das atividades laborais mais perigosas em todo o mundo, liderando as taxas de acidentes de trabalho fatais, não fatais e de doenças ocupacionais (sintomas musculoesqueléticos, dermatites, intoxicações por chumbo e exposição a asbestos). Além de influenciar nos anos de vida perdidos, sendo geradora de inúmeras perdas de recursos humanas e financeiras. Objetiva-se relatar a experiência da fisioterapia na execução de uma ação educativa de curta duração com trabalhadores (pedreiros) da construção civil na cidade de Mossoró/RN. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Relato de experiência da prática discente - extensionista e promotora da saúde, de abordagem descritiva e qualitativa sobre a concepção e execução de um mini curso (8h/a) sobre primeiros socorros nos canteiros de obra. A concepção e execução do mini curso foram dos acadêmicos do curso de fisioterapia da Universidade Federal Do Ceará, integrantes do programa de extensão promoção da saúde (prosa) com supervisão técnico pedagógica de uma enfermeira, um fisioterapeuta e um engenheiro civil. O mini curso consistiu em exposição teórica e prática, simulações dos casos clínicos sobre os temas lesões osteomusculares e atendimento pré-hospitalar parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar; ferimentos, hemorragias, choque hipovolêmico e estratégias pré-hospitalares de controle do sangramento. Utilizou-se como marco teórico a teoria de Ausbel (aprendizagem significativa) e lave (aprendizado situado). IMPACTOS: Os trabalhos foram iniciados com apresentações dos envolvidos. Seguido da indagação sobre expectativas e o que sabiam do tema. A seguir, foi solicitado que cada trabalhador relatasse um caso que viu ou viveu de acidentes na construção civil e como foi a condução do caso. A partir deste ponto, os trabalhadores simulavam a situação e os acadêmicos iam conduzindo o caso da forma adequada e retirando duvidas. Os trabalhadores participaram ativamente, evidenciando desconhecimento em primeiros socorros, mas bastante interesse nas práticas, compartilhando experiências, além de utilizar o momento para esclarecimento de dúvidas CONSIDERAÇÕES FINAIS: Na educação para a saúde de adultos é imprescindível introduzir metodologias alternativas para o processo de ensino / aprendizagem, buscando a construção do conhecimento, dando prioridade às suas experiências e combinando oportunidades que favoreçam a manutenção da saúde e sua promoção, tendo como eixo a adoção de práticas educativas que busquem a autonomia dos sujeitos na condução de sua vida.