PROJETO DE PESQUISA-PROMOVENDO A ATENÇÃO A PACIENTES COM CERVICALGIA E LOMBALGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Luciana Cezimbra Weis Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - RS
  • Bruna Schwingel Albrecht Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - RS
  • Cassiane de Mendonça Braz Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - RS
  • Gabriela Lasch da Silva Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - RS

Resumo

INTRODUÇÃO: Na atualidade os problemas de dor ou perda de funcionalidade de nossos pacientes têm mostrado serem, ao longo dos tempos, fatores bastante comuns na sociedade em que vivemos. Na qual as disfunções da coluna vertebral encontradas nas práticas vivenciadas em projetos de pesquisa que tem como enfoque a cervicalgia e a lombalgia crônicas, sendo caracterizadas por dores e limitações na amplitude de movimentos provenientes de alterações músculo esqueléticas e sedentarismo, têm trazido uma parcela de pacientes ao tratamento fisioterapêutico, quer seja, na reabilitação e/ou prevenção de futuras complicações advindas de má postura ou patologias relacionadas às mesmas. Onde o objetivo desse estudo foi relatar a experiência e participação de acadêmicos do Curso de Fisioterapia junto ao Projeto de Pesquisa Intervenções terapêuticas nas alterações músculo esqueléticas em pacientes com disfunções da coluna vertebral. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O referido projeto é composto por docente fisioterapeuta e 30 acadêmicos de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior do interior do Estado - RS. No qual são atendidos semanalmente 28 pacientes que passam por um processo de avaliação postural, sensibilidade tátil e térmica, força muscular, goniometria e questionário de qualidade de vida, adaptado para versão brasileira do Swiss spinal stenosis questionnaire. Ao início e término de cada sessão são aferidos os sinais vitais e o paciente é questionado quanto ao nível de dor através da escala analógica visual (EVA). São realizadas 10 sessões com aplicação de estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) no modo acupuntura e 10 sessões com corrente interferencial, do tipo heteródina, associadas a massoterapia e cinesioterapia através de alongamentos, compondo um tempo total de 50 minutos. IMPACTOS: O contato do acadêmico com esta vivência aproxima e integra a relação terapeuta-paciente com vistas ao atendimento integral e humanizado, por haver o desenvolvimento de uma comunicação direta e envolvimento com a melhora clínica dos mesmos. A inserção do acadêmico proporciona uma atuação pratica da profissão, além de instigar o amadurecimento no trabalho de cooperação, divisão de tarefas, responsabilidades e respeito mútuo. O atendimento a estes pacientes com objetivo de reabilitação, promoção e educação em saúde, insere o acadêmico em um contexto social, proporcionando melhor aprendizagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esta prática proporciona uma importante formação acadêmica, não apenas contextualizando teorias, mas experiências de convívio e atendimentos de processos patológicos comuns no mercado de trabalho do profissional fisioterapeuta, tornando-o capaz de enxergar o ser humano como um todo. Articulando realizações entre ensino/pesquisa e estimulando o futuro profissional a manter-se atualizado em suas práticas profissionais.