REFLETINDO A MINHA HISTÓRIA ACADÊMICA: INTEGRAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO MEMORIAL A OUTRAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Autores

  • Ana Maria Delgado Santos Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE
  • Gisele Barros Soares Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE
  • Fabiana Veloso Lima Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE
  • Ana Paula Jesus Tomé Pereira Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE
  • Dostoievsky Ernesto de Melo Andrade Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE
  • Andréa Carla Brandão da Costa Santos Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE
  • Maria Elma de Souza Maciel Soares Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE
  • Iza Neves de Araújo Nascimento Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE

Resumo

INTRODUÇÃO: O educador nas concepções que ressaltam o ensino como construção do conhecimento, busca novas estratégias de ensino que possibilite ao aluno a desenvolver atitudes criativas, criticas e transformadoras, buscando integrar nova estratégia metodológica de ensino- aprendizagem à construção do memorial acadêmico. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A metodologia da atividade integradora proposta no nono período do curso de fisioterapia foi a produção de um memorial acadêmico. A atividade teve início, com a apresentação aos alunos do significado de um memorial acadêmico, através de um material digitalizado contendo a referida proposta pelo docente do componente curricular integrador. Posteriormente, os discentes foram distribuídos de acordo com o número de docentes orientador desse componente curricular para nortear, acompanhar e avaliar o desempenho do discente na construção do memorial. A construção da atividade foi, no primeiro momento, realizada individualmente e entregue na segunda verificação de aprendizagem para avaliação de acordo com critérios adotados numa instrumento elaborado para este mesmo fim; o segundo momento, os discentes participaram de uma sessão de apresentação pública durante a atividade integrada do curso de fisioterapia, cujo tema do referido período foi “Refletindo a minha história acadêmica”. Nas semanas que antecederam ao evento foram realizadas reuniões, entre o professor integrador e os discentes, para ser planejada a forma de confecção e organização do material didático que seria utilizado. Na busca de melhor estruturação e inovação da metodologia utilizada, entretanto sem perder a estrutura central, surgiu a ideia de confeccionar o banner artesanal baseado no conto infantil “Colcha de Retalhos” de Concel Correia da Silva e Nye Ribeiro Silva. A turma se reuniu para realizar a leitura do livro e traçar estratégias metodológicas para construção e apresentação que se agregassem com a proposta estabelecida para atividade integrada. A atividade configurou com a apresentação do banner explicativo sobre o memorial acadêmico, como também a exposição dos memorias, encadernados em um único exemplar, e aberto ao público para apreciação. IMPACTOS: A estratégia de integrar os processos metodológicos foi de fundamental apoio no exercício de docência, na assimilação da atividade proposta pelos discentes, no fortalecimento da relação professor- aluno e o trabalho em grupo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O desenvolvimento de novos arranjos pedagógicos denota um caminho que estimula novas investigações e promove desafios práticos na melhoria da qualidade de ensino.