APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: FRAGILIDADES DA VIVÊNCIA PRÁTICA

Autores

  • Marcele Pereira Silvestre Gotardelo UFT
  • Fellipe Camargo Dias Uft
  • Kelber Ruhena Abrão Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v7n14.a5

Palavras-chave:

Aprendizagem, Aprendizagem baseada em problemas, Educação superior.

Resumo

Objetivo:Este trabalho teve como objetivo discorrer sobre as tendências do século XXI sobre a trajetória de construção do saber e a promoção da aprendizagem a partir das metodologias ativas na Educação em Saúde. Logo, a metodologia para este estudo foi uma revisão integrativa da literatura no que tange ao assunto supracitado nas bases de dados Lilacs e SciELO. A opção pelas metodologias ativas na Educação em Saúde se mostra coerente com o perfil traçado para os profissionais da área caso se considerem as novas demandas educacionais e a grande inserção da estratégia educacional denominada Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning – PBL). Sendo assim, a partir dos artigos elencados para a revisão, buscou-se identificar as fragilidades encontradas pelos sujeitos que vivenciam esse método de ensinagem, em que se chegou à conclusão de que estratégias de melhoria e aperfeiçoamento devem ser delineadas, investindo na capacitação e qualificação dos docentes e discentes envolvidos com o método, pois, em grande parte das pesquisas aqui elencadas, os profissionais não se sentiam aptos para utilizarem o PBL em seus processos educacionais.

Biografia do Autor

Marcele Pereira Silvestre Gotardelo, UFT

Enfermeira, mestranda em Ensino em Ciências e Saúde

Fellipe Camargo Dias, Uft

Médico, mestrando em Ensino em Ciências e Saúde

Kelber Ruhena Abrão, Universidade Federal do Rio Grande

Graduado em Pedagogia, Letras Português Inglês, Educação Física e Biologia. Mestre em Educação Física e Doutor em Educação em Ciências e Saúde. Professor Adjunto II da Universidade Federal do Tocantins (UFT).Docente Permanente no Programa de Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS). Bolsista Produtividade em Pesquisa pela UFT. Tutor da residência multiprofissional em Saúde da Família e da Residência em Medicina de Família. . Coordenou o Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer, Rede CEDES (2016-2019).Foi Conselheiro Chefe da Editora da UFT - biênio (2017-2019).Foi bolsista da Fiocruz (2016-2017). Foi Coordenador dos cursos de Pedagogia, Educação Física e Educação Física, modalidade PARFOR. Atuou por 12 anos na Educação Básica na esfera pública municipal, estadual e particular, bem como orientação escolar. Desde 2007 atua como professor conteudista na área de Educação e Saúde passando pela FURG, UFPEL, IFSul, IFRS e UFT. Tem experiência na área de Educação e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Infâncias, formação de profissionais para a docência, Recreação Hospitalar, Estudos do Lazer, bem como Gestão, Planejamento e Políticas Públicas em Saúde.

Downloads

Publicado

26-05-2020