SERVIÇO DE REABILITAÇÃO FÍSICA NA ATENÇÃO A SAÚDE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA VIVÊNCIA DOCENTE

Autores

  • Luciana Cezimbra Weis Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC - RS
  • Angela Cristina Ferreira da Silva Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC - RS
  • Eunice Maria Viccari Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC - RS
  • Rafael da Silva Kniphoff Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC - RS

Resumo

INTRODUÇÃO: O Serviço de Reabilitação Física Nível Intermediário nesta Instituição de Ensino Superior tem por objetivos programar, executar e avaliar ações de atenção à saúde às pessoas com deficiência, bem como seus familiares/cuidadores, numa perspectiva de atenção integral em saúde, e quando necessário e possível, dispensar órteses e próteses; contribuir com a formação dos estudantes numa perspectiva de trabalho multiprofissional e interdisciplinar no âmbito da integralidade na saúde e articulada a processos investigativos e com produção de conhecimentos. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A metodologia deste projeto sustenta-se na relação dialógica entre docentes dos diferentes cursos (Fisioterapia, Serviço Social, Enfermagem e Psicologia), bolsistas e usuários como uma estratégia possível para aprofundar a observação compartilhada da experiência, produzir percepções e novas ideias para otimização dos processos formativos e de atenção à saúde onde se buscam aprendizagens significativas, potencializando esse local de muito aprender e fazer na linha temática da pessoa com deficiência. As orientações por curso dos estudantes bolsistas requerem momentos de reflexão técnica, mas também de ampliação para os demais envolvidos, pois a pessoa com deficiência apresenta um conjunto de necessidades que extrapolam uma ação por si só, requerendo discussões em grupos mediadas por vários docentes que conjuntamente constroem um projeto terapêutico singular. É a construção do individual no coletivo da equipe. IMPACTOS: A formação docente dos envolvidos, embora ainda centrada na questão tecnicista possibilita movimentos de problematização a partir das experiências na extensão universitária que articula de modo impar a teoria/prática/assistência/formação do estudante. Por outro lado, os constantes movimentos entre os docentes das diferentes profissões partilham e compartilham saberes e fazeres não negligenciando as particularidades de cada profissão, mas potencializando a integralidade destas ações. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Investe-se no avanço naquilo que mais influência nas intervenções terapêuticas de modo interdisciplinar buscando trazer da vivência teórica a real necessidade do usuário de modo a transcender na formação a perspectiva conteudista e problematizar o aprender a fazer e pensar em ato.