UM NOVO OLHAR SOBRE O SISTEMA DE SAÚDE - UMA VIVÊNCIA ACADÊMICA

Autores

  • Mariane Inês Bolson Moro Universidade Federal de Santa Maria
  • Bruna Elise da Silva Messias Universidade Federal de Santa Maria
  • Jadir Camargo Lemos Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

INTRODUÇÃO: Em 2002 o Ministério da Saúde cria a Assessoria de Relações com o Movimento Estudantil e Associações Científico-Profissionais da Saúde, objetivando a criação de projetos que aproximem os estudantes da atuação profissional. Desse modo, surge a Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), que teve como projeto-piloto a vivência no Estado do Rio Grande do Sul (RS). Esse projeto foi inserido na política de Educação para o Sistema Único de saúde (EducarSUS) com a finalidade de discutir e objetivar uma formação de qualidade para o SUS, capacitar profissionais de saúde, estimular a mudanças curricular na graduação e especialização dos cursos da área da saúde, bem como a educação popular em saúde, utilizando práticas inovadoras. O VER-SUS tem como eixos principais propiciar oportunidade aos participantes para vivenciar conquistas e desafios inerentes ao SUS e aprofundar a discussão sobre o trabalho em equipe, gestão, atenção em saúde, educação e controle social. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A vivência ocorreu no verão de 2014, na região noroeste do estado do RS, a qual teve a participação de acadêmicos dos cursos das áreas de Educação, Exatas, Humanas, Rurais e Saúde, de diversas instituições. Foram realizadas visitas em diferentes locais em que o SUS está inserido. Assim, apresentou sua grande dimensão, surpreendendo, pois é realmente um sistema que se faz presente não só na reabilitação da saúde, mas também na promoção e prevenção. Entre as visitas, destacou-se o Programa Mais Médicos e a Saúde Indígena, expondo a verdadeira realidade, diferentemente do que foi visto na mídia, e até mesmo na graduação. O VER-SUS proporcionou o contato direto com distintas culturas, o meio em que vivem e a sua situação social. Frente a isso descobrimos em loco como se dá a integralidade dos usuários. Além do forte trabalho com o conceito de humanização, mostrando que o cuidado ultrapassa as barreiras profissional-usuário. IMPACTOS: A experiência auxiliou na compreensão do funcionamento do SUS, seus princípios e diretrizes, na relação Estado/Sociedade no contexto do Direito à saúde, no entendimento do conceito ampliado de saúde. Contribuiu para a prática multiprofissional e interdisciplinar, beneficiando a discussão de campo e núcleo de saberes e da integralidade da atenção em saúde. Ademais, a vivência trouxe um novo olhar sobre o sistema, ensinando que o SUS não diz respeito somente para profissionais da saúde. Expôs que o SUS não é um plano de saúde, mas sim um sistema que funciona muito além da esfera física. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Assim a experiência, além de ajudar a compreender o sistema de saúde proporciona ao estudante o amadurecimento pessoal e profissional, amplia o conhecimento e aponta onde nós futuros profissionais podemos trabalhar para qualificar o sistema. Desse modo, participar do VER-SUS, no início da graduação, propicia a aprendizagem a partir da prática, além de possibilitar um espaço onde os estudantes têm a imersão e interação direta com o sistema, favorecendo uma visão mais ampla da atuação profissional no exercício.