VIOLÊNCIA SEXUAL E ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI: UMA PROPOSTA DE PREVENÇÃO E MANEJO ATRAVÉS DA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Autores

  • Antônio Lucas Oliveira Góis Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Ana Jéssica dos Santos Sousa Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Karla Rebecca de Souza Teixeira Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Rebeca de Oliveira Rocha Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Paula Negrão da Silva Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Raimunda Hermelinda Maia Macena Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Kelvia Maria Oliveira Borges Universidade Federal do Ceará - UFC

Resumo

INTRODUÇÃO: As questões de violência na sociedade perpassam as esferas da cultura, do imaginário, do contexto social, incluindo a violência sexual como um de seus componentes. A violência sexual envolve uma gama de conceitos e problemáticas que são de extrema complexidade, exigindo ações articuladas, intersetoriais e interdisciplinares para seu enfrentamento. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Relato de experiência, de abordagem descritiva e qualitativa, de acadêmicos de Fisioterapia no desenvolvimento de ações promotoras da saúde voltadas a prevenção e manejo da violência sexual contra a mulher, realizada com 15 adolescentes do sexo feminino em cumprimento de medidas socioeducativas de privação de liberdade na cidade de Fortaleza/CE no mês de maio de 2014. A concepção e execução da atividade foram de três acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, com supervisão técnica pedagógica de uma enfermeira e um fisioterapeuta. A prática discente - extensionista durou 2 horas e foi realizada pelos graduandos e um preceptor fisioterapeuta. O protocolo da atividade incluiu exposição teórica e prática, cuja sequência consistia de atividades lúdicas através de dinâmicas de grupo (reflexão sobre não fazer ou desejar aos outros, aquilo que não gostaríamos para si); roda de conversa, além de vídeo-debate (campanha indiana contra o estupro e assédio de mulheres, que mostrava o olhar de malícia dos homens sob as mulheres sendo refletido neles mesmos) e discussão sobre experiências prévias das participantes. Utilizou-se como marco teórico Bandura (Teoria Cognitiva Social) e Bruner (concebendo o aprender como a capacidade de ir além da informação dada). IMPACTOS: O auto relato de violência sexual vivida ou presenciada foi uma constante entre as participantes. As adolescentes se mostraram bastante interativas e participativas durante a atividade, relatando seus conhecimentos e experiências relacionadas a violência sexual contra a mulher. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Uso de ações educativas de cunho participativo e lúdico é importante, pois ajuda a motivar a interação do público adolescente bem como mobilizar sua atenção para discutir temas complexos e intimistas.