VIVÊNCIA DE UMA AÇÃO INTERSETORIAL POR DISCENTES DE FISIOTERAPIA NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)

Autores

  • Livio Matheus Aragão dos Prazeres Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Tainara Santos Bomfim Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Evanilza Teixeira Adorno Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Pâmela Acássia Jesus Souza Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Amanda Santana Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Josefa Franciane dos Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Guilherme Rodrigues Barbosa Universidade Federal de Sergipe - UFS

Resumo

INTRODUÇÃO: As necessidades profissionais e assistenciais das questões atuais de educação em saúde tem se alinhado às diretrizes curriculares para os cursos de graduação, estando inclusa nessas adaptações a Universidade Federal de Sergipe, campus Lagarto, que utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem como proposta pedagógica, sendo elas PBL ( problem based-learning) ou ABP (aprendizagem baseada em problemas) e a Problematização, sendo esta segunda representada pelo modelo do arco de Maguerez. Relata-se a experiência da participação de alunos de graduação em fisioterapia no Programa Saúde na Escola (PSE) no município de Lagarto - Sergipe. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A partir do convite da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria do Carmo Nascimento Alves, e após teorização utilizando-se a da cartilha Passo a Passo PSE, tecendo caminhos da intersetorialidade, oito estudantes do ciclo II de Fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe/Campus Lagarto contribuíram nas ações realizadas pelo PSE na Escola Manuel de Paula com alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. O objetivo dessa ação foi fortalecer os laços entre os profissionais da equipe de saúde e a escola, favorecendo a construção de novos conhecimentos e potencializando o vínculo entre ensino-serviço-comunidade. Os discentes foram subdividos em três grupos, juntamente com os profissionais da equipe e as atividades realizadas foram: aferição de pressão arterial, coletas de dados de IMC, teste de acuidade visual e orientações sobre a postura corporal, inclusive ao utilizar mochilas, e qualidade de vida na escola. IMPACTOS: Logo após as atividades, foi realizada uma discussão visando a um feedback entre os alunos e o professor/orientador, afim de identificar as fortalezas e fragilidades da experiência vivenciada. Observou-se que existe uma ótima relação da equipe de saúde na atuação no PSE e sua importância na promoção e prevenção da saúde. Para os estudantes, a atividade oportunizou além do conhecimento prático, vivenciar a importância da inserção do fisioterapeuta na atenção básica juntamente com a inter-relação entre os profissionais e usuários e o fortalecimento de vínculos e ambientes saudáveis. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A principal proposta do PSE é a articulação entre educação e saúde, permitindo participação ativa dos estudantes, pais e familiares, professores e equipe escolar e a equipe de saúde, objetivando consolidar e contribuir para a formação integral dos estudantes, permitindo que os mesmos possam contribuir nas atividades de promoção, prevenção e atenção a saúde. A utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem como a problematização, no âmbito de formação de profissionais da saúde, favorece oportunidades de ensino-aprendizagem contextualizadas com a comunidade durante a formação profissional, visando a construção de competências estabelecidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Fisioterapia.