PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO - PET E O APRIMORAMENTO DA REDE DE ATENÇÃO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA: IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA

Autores

  • Bruno dos Santos Silva Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Alisson Eduardo Ferreira Machado Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Melissa Sayuri Hoshino Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Tainá Ribas Melo Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Fernanda de Lima E Sales Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Maria Pinto Ferreira Murata Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Marcos Claudio Signorelli Universidade Federal do Paraná - UFPR

Resumo

INTRODUÇÃO: A proposta desse trabalho é viabilizar a interação no mundo do trabalho em saúde e descrever a importância na nossa formação acadêmica, com o objetivo de conhecer e propor ações conforme a demanda dos municípios de abrangência: Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaratuba - PR, sendo uma parceria da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral, com o Ministério da Saúde e Secretarias Municipais (Educação, Assistência Social e Saúde). DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O projeto vem sendo implementado a partir de agosto de 2013 nos três municípios do litoral do Paraná, e consiste em 8 horas semanais de vivência/interação com os serviços, como processo formativo discente. A equipe é formada por 4 docentes tutores, 18 preceptores e 36 estudantes (Fisioterapia, Saúde Coletiva e Serviço Social) que atuam nas áreas da saúde, serviço social e educação. As atividades desenvolvidas pelo grupo até o momento foram: estudo e imersão na realidade dos municípios; compilação de dados sócio-demográficos; vivências nos equipamentos dos municípios; mapeamento das Pessoas com Deficiência (PcD) nos eixos Saúde, Educação e Assistência Social; Sistematização dos dados; e, proposição de intervenções. IMPACTOS: Através das atividades foi possível diagnosticar que existe carência de informações específicas sobre PcD, grande heterogeneidade das competências técnicas dos profissionais, carência de infraestrutura dos dispositivos, de diretrizes de atenção e insuficiência de articulação entre os serviços. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A participação acadêmica no PET-Saúde/Redes contribui para formação contextualizada com a comunidade e serviços públicos (Saúde, Educação e Assistência Social), favorecendo a reorientação do perfil do futuro profissional da saúde, no caso, do profissional fisioterapeuta, já que os discentes participantes podem visualizar na realidade o que é abordado em teoria, através da integração entre o ensino, o serviço e a comunidade e também possibilita a visualização da atuação fisioterapêutica em todas as áreas além da saúde (já que os acadêmicos são divididos em eixos para ações de mapeamentos), e consequentemente, para o aprimoramento da Rede de Cuidado às PcD no litoral do Paraná. Há necessidade da continuação do programa, assim como proposta de mais ações e/ou projetos referentes à acessibilidade/inclusão das PcD nos serviços abertos à comunidade.