GERONTOPSICOMOTRICIDADE UTILIZANDO COMO RECURSO OS EXERGAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Míriam Lúcia da Nóbrega Carneiro UNIPÊ
  • Luciana Maria de Morais Martins Soares UNIPÊ
  • Andréa Martins da Silva Oliveira UNIPÊ
  • Isabelly Barbosa da Silva UNIPÊ
  • UNIPÊ

Resumo

INTRODUÇÃO: O envelhecimento pode ser entendido como um processo dinâmico e progressivo, caracterizado por alterações morfológicas, funcionais, bioquímicas e por modificações psicológicas. O conceito de envelhecimento ativo foi introduzido em 2002 pela Organização Mundial de Saúde que afirma tratar - se do processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas. Vários profissionais da área de saúde atuam na saúde do idoso, dentre os quais se destacam o fisioterapeuta. A fisioterapia, nesta área, deve estimular a gerontopsicomotricidade. A psicomotricidade tem grade importância, pois esta se ajusta na formação do ser humano e no processo do envelhecimento, exercendo efeito preventivo ao conservar a tonicidade funcional, controlar a postura flexível, determinar a boa imagem do corpo, a organização espacial e temporal; remetendo o idoso a ação do seu corpo em movimento, a favor da manutenção de uma estrutura funcional. Atualmente, uma série de novas tecnologias surgem na intenção de obter resultados expressivos e cada vez mais significativos no processo de reabilitação, dentre elas estão os Exergames que utilizam componentes eletrônicos para criar um sistema interativo que inclui uma interface que gera uma feedback visual para o usuário através de um dispositivo de vídeo, sendo os mais utilizados na atualidade o Nitendo Wii e o Xbox 360 kinect DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Através do Projeto de Extensão intitulado - Envelhecimento Ativo - realizados por docentes e discentes do curso de graduação em Fisioterapia do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ foi realizado um Protocolo de Exergames para o desenvolvimento do envelhecimento ativo e a melhora dos elementos psicomotores dos idosos que frequentam o Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado no Castelo Branco, João Pessoa/PB. Este trabalho teve início em abril do corrente ano, no período da tarde, com uma hora de intervenção por dia, numa frequência de três dias semanais. O protocolo é realizado com um total de quatro jogos em cada intervenção que alternadamente trabalham os diferentes elementos motores, a exemplo da lateralidade, consciência corporal, equilíbrio, entre outros. IMPACTOS: Observa-se, até então, que trabalhar a gerontopsicomotricidade com as novas tecnologias através dos Exergames potencializam o envelhecimento ativo dos idosos CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esta experiência vem contribuindo para uma melhor qualidade de vida do idoso, à medida que promove exercícios através dos Exergames, estimulando a atividade psicomotora e contribuindo de forma globalizada para a vida do idoso, atuando de forma conjunta nos aspectos cognitivo e motor.